A crise financeira aumentou o desemprego e a procura por vagas nas feiras livres de Tupã. A situação hoje é bem diferente de alguns anos atrás, no auge da economia, quando haviam muitos espaços vagos.
O servidor público José Antônio Limiere, conhecido como "Tequinha", confirmou que o desemprego aumentou a procura por vagas nas feiras livres. "Por mês, cerca de 15 pessoas vão à Secretaria de Desenvolvimento Econômico em busca dessas vagas, mas não temos espaço nas feiras", disse, destacando que as feiras livres contam com 25 feirantes cadastrados.
O servidor explicou que o maior pedido de vagas é para trabalhar nas feiras livres de quinta-feira e de domingo, que apresentam maior movimento. "O pessoal prefere vender seus produtos na feira do que nos supermercados", observou.
Para oferecer novas vagas aos desempregados, "Tequinha" explicou que o setor solicita o aumento de mais um "quarteirão" na feira livre que ocorre aos domingos, na Rua Aimorés. "O aumento seria entre as ruas Goitacazes e Paiaquás. Na feira de quinta, será difícil ampliar o espaço, por causa das residências", ressaltou.
O servidor destacou a mudança ocorrida no desenvolvimento da feira livre de quarta-feira, transferida para a Praça da Figueira, no mês de maio.
"Tequinha" disse que a feira é diferenciada, com espaço amplo, praça de alimentação, venda de produtos de hortifruti, bolos, sucos naturais, pamonha, churros, espetinho, caldo de cana, café feito na hora, pipoca, tapioca e raspadinha, entre outros itens. "A feira ficou melhor neste ano. No ano passado, ela acontecia na Rua João Capioto com duas barracas de pastéis. Hoje a feira livre conta com shows e o público aceitou bem essa programação", ressaltou.
Aqueles que pretendem trabalhar nas feiras livres podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, situada na Avenida Tapuias, 907. Assim que uma vaga for disponibilizada, os funcionários da pasta entram em contato com o trabalhador para início dos trabalhos.
Vale lembrar que para trabalhar na feira livre, os feirantes recolhem anualmente R$ 250,00, para emissão de alvará.
Feiras
Às terças-feiras, a feira livre acontece na Rua Clóvis de Oliveira, Jardim Itaipu, das 15 às 21 horas; às quartas, na Rua Cha-vantes, das 6 às 10 horas, e, na Praça da Figueira, na Rua Clóvis de Oliveira, das 14h30 min às 21 horas; às quintas-feiras, na Rua Guaianazes, trecho entre as ruas Caingangs e Coroados, e na Coroados, entre a Tabajaras e Guaianazes, das 14h30 min às 21 horas; às sextas-feiras, na Rua Yukio Andaku, Jardim Santa Adélia, das 15 às 21 horas; sábado, Feira do Produtor, na Praça da Bandeira, das 7 às 12 horas; e no domingo, na Rua Aimorés, das 3h30 min às 12 horas. Só não há feira livre às segundas-feiras.
Redação Diário de Tupã