Profissionais da AMAE IV trabalham Zumba como terapia contra depressão
25/09/2017 AMAE trabalha com cerca de 300 alunos e foi inaugurada há um ano
Segundo o Ministério da Saúde, todos os dias no Brasil, pelo menos 30 pessoas tiram a própria vida. No entanto, o Ministério acredita que com atividades preventivas como desabafar, conversar e até praticar atividades físicas, as estatísticas de suicídio poderiam diminuir para dois brasileiros por dia. Na tentativa de reduzir esses números, foi criado um movimento mundial chamado "Setembro Amarelo", que tem a missão de trabalhar diversas atividades para prevenir doenças que levam ao suicídio.
Em Tupã, funcionários da AMAE IV estão trabalhando atividades de dança para a prevenção da depressão, uma das principais doenças que levam ao suicídio. Segundo o secretário municipal de Esportes, Marco Pinheiro, a iniciativa de adotar a campanha "Setembro Amarelo" partiu dos próprios funcionários da AMAE, que enxergaram, principalmente na Zumba, uma forma de trabalhar a autoestima e a qualidade de vida.
"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante do mundo, aumentando com ela o "Suicídio". A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para combater e prevenir essas enfermidades e uma delas é a prática de Atividade Física. Durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão: a endorfina, popularmente conhecida como ‘hormônio da alegria’, por promover sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores, e a dopamina, que apresenta efeito analgésico e tranquilizante", explicou.
De acordo com o secretário, a AMAE IV, que trabalha com cerca de 300 alunos, foi inaugurada há 1 ano e este ano já ganhou diversas melhorias o aumento no número de vagas e horário de atendimento aos alunos. Além disso, o espaço também ganhou um palco para os professores e ventiladores que serão instalados ainda nesta semana.
"Gostaria primeiramente de agradecer os professores Jéssica, Patrícia, Jeniffer e Fernando, que estão sempre empenhados em oferecer em todas as atividades das AMAEs. Estamos sempre fazendo o possível para melhor atender a população e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos tupãenses, seja trabalhando com campanhas preventivas, ou até com a promoção de atividades físicas, que servem como terapias também", concluiu.