Tupãense recebe medicamento de alto custo para tratamento de câncer
28/09/2017 Saúde disponibilizou ambulância e farmacêutico de Tupã para buscar medicamento em Marília
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última quarta-feira (27) a entrega do medicamento Brentuximab Vedotin, necessário ao tratamento do jovem Irving Fernando Voleck Loyola contra o Linfoma de Hodgkin, uma forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático.
O medicamento possui alto custo e foi entregue em cumprimento de uma ordem judicial a partir de um processo que busca responsabilizar o Estado e o Município pelo tratamento. O fornecimento do medicamento foi feito através do Departamento Regional de Saúde - DRS IX, em Marília, que realizou a compra das primeiras doses.
O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, conta que houve um apoio conjunto da pasta com o DRS. De acordo com ele, foi necessário que houvesse um impulso jurídico para a dispensação do medicamento, com o envio das informações através de ofícios e acompanhamento do processo.
"A entrega de medicamentos de alto custo só funciona as terças e quintas-feiras. Por isso, disponibilizamos uma ambulância de Tupã, junto a um farmacêutico para buscar este remédio e entregá-lo ao Irving o mais rápido possível", explicou. "Agradeço ao setor jurídico da prefeitura, que teve um olhar administrativo na conquista do medicamento e conseguiu que a entrega fosse feita", completou.
A entrega aconteceu na Farmácia Municipal e contou com a presença, além do secretário Laércio Garcia, do prefeito Ricardo Raymundo e do Irving, que explicou que o tratamento deverá começar nos próximos dias em Presidente Prudente, após alguns exames.
"É um medicamento forte e tóxico, com risco de matar os tumores de uma só vez, o que não é bom. Por isso, ficarei internado para tomá-lo nestes primeiros ciclos", observou o jovem. "Estou muito otimista com o tratamento, pois minha doença está em estágio avançado. Será fundamental para a melhoria das dores e das febres", disse Irving.
A entrega das próximas doses será programada para atender as necessidades do paciente de acordo com a evolução do tratamento. Dentro de seis meses, Irving deverá apresentar documentos, como diagnose e receituário, que informem a necessidade de continuidade do tratamento.
O prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o secretário Laércio e o setor jurídico da prefeitura pelo empenho em trazer o remédio a Tupã.
"Quando se trata de saúde, não tem quem não se comova, pois é nosso maior patrimônio. Houve um trabalho conjunto para atender a necessidade do Irving, que pôde pegar a primeira dose remédio. O Estado prontamente atendeu ao pedido, de acordo com os argumentos apresentados pela prefeitura e forneceu o medicamento. Agora, é seguir com o tratamento, para que ele possa usufruir de uma vida saudável", finalizou o prefeito.