Todas as cinco mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A novidade foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Educação do Estado, José Renato Nalini, ontem, quinta-feira (28/09), durante evento na E.E. "Victor Oliva", na zona Oeste da capital.
A medida faz parte de um novo plano de tecnologia proposto pela Secretaria de Educação e inclui a doação de 91 mil computadores às escolas, a aquisição de 16.000 notebooks e mudanças no programa Acessa Escola, atendendo a mais de 3,7 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio.
A instalação da internet sem fio terá início nas salas de informática e dos professores. Todas as escolas receberão a novidade até outubro de 2018. A expectativa é de instalação em até 500 escolas por mês. As unidades que participam do Escola da Família poderão abrir a conexão para a comunidade aos fins de semana, em áreas indicadas por cada equipe gestora.
O sinal também estará mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do governo estadual e já existente) e Telefônica. O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada. Importante: o monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será mantido.
Laboratórios de inovação
Os equipamentos doados fazem parte de um contrato de outsourcing firmado com o Consórcio Proeducar. Com o fim do convênio, agendado para outubro, a secretaria acertou a cessão dos aparelhos às escolas, o que representará uma economia anual de R$ 140 milhões ao poder público. Caberá à secretaria, por sua vez, fazer a manutenção periódica e garantir o uso. Estes computadores foram averiguados pela secretaria, via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que confirmou a vida útil deles por pelo menos mais dois anos. Com a reserva, será possível investir na modernização gradual, tornando a rede estadual mais atraente na aplicação do conteúdo pedagógico.
A primeira modernização será a aquisição de kits de notebooks para 400 escolas (40 para cada), totalizando 16.000 máquinas. A ideia é que esses computadores sejam utilizados em sala de aula por professores e alunos, em atividades como provas, pesquisa e apresentação de trabalhos. Assim, o uso de computadores deixará de ficar restrito à Sala de Informática para se tornar possível também em outros ambientes.
Acessa Escola
As salas do Acessa Escola também passarão por mudanças. Desde 2008, o programa permitiu a inclusão digital de alunos, professores e equipe gestora. Com a evolução da inovação no mundo, o uso das salas precisa ser modernizado. O novo projeto é transformá-las em laboratórios de inovação, ou seja, em espaços de aprendizado de novas tecnologias.
Com a ajuda de professores e dos novos recursos, a proposta é que os estudantes entrem em contato com a linguagem, as áreas de atuação e, principalmente, tenham as primeiras experiências.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.