A imprudência no trânsito e questões judiciais resultaram no recolhimento de 905 veículos em Tupã, que estão apreendidos em dois pátios terceirizados na Rua Andréia Seiscento Vellini, no 3º Distrito Industrial.
O pátio situado na Rua Andréia Seiscento Vellini nº 4 possui 205 veículos apreendidos por práticas criminosas, que ficam sob a responsabilidade da Polícia Judiciária. Já o pátio da Rua Andréia Seiscento Vellini, 20 e 21, possui 700 veículos apreendidos por infrações no trânsito, que estão sob a responsabilidade do Detran.SP. "Temos uma média mensal de 32 veículos recolhidos por infrações administrativas no Detran.SP e cinco recolhimentos por mês da Polícia Judiciária", afirmou Marcelo Massao, responsável pelos pátios terceirizados. "O número de recolhimentos está praticamente estável", acrescentou.
Massao destacou que ainda não foram agendados novos leilões em Tupã, para reduzir o número de veículos nos pátios. "A média é de um leilão por ano e deveriam ser realizados outros", afirmou.
A taxa de recolhimento é de R$ 278,77 por cada veículo apreendido de responsabilidade do Detran.SP. A estadia diária, para cada veículo apreendido, custa R$ 27,58. As despesas dos veículos apreendidos pela Polícia Judiciária são cobertas pelo Estado, que depois cobra dos proprietários.
Para reduzir as despesas com a estadia dos veículos nos pátios, o governo estadual reduziu o prazo dos leilões, que passaram de 90 para 60 dias, caso não sejam reclamados por seus proprietários.
Veículos
Vale ressaltar que o Detran.SP é responsável apenas por veículos apreendidos pela Polícia Militar, no perímetro urbano das cidades, por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que competem ao Estado fiscalizar, como disputa de racha, manobra perigosa na via, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível, entre outros.
Veículos apreendidos por estacionamento irregular ou por terem sido abandonados nas vias, por exemplo, são de responsabilidade das prefeituras. Aqueles apreendidos em estradas são de responsabilidade dos órgãos de trânsito que atuam em rodovias, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Veículos apreendidos por envolvimento em crimes são de responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e aqueles com pendências judiciais competem ao Poder Judiciário.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.