Para fomentar ainda mais os dois maiores eixos econômicos do município, agronegócio e fotografia, teve início na manhã de ontem (4) o XVII Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã.
A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito Ricardo Raymundo; o presidente da Câmara Municipal Valter Moreno Panhossi; Rogério Okuma, da empresa Organize Eventos, parceira do evento e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Marcus Zanelato, além de demais vereadores da Câmara e secretários municipais.
Neste ano, o Fórum de Debates homenageou dois grandes nomes que contribuem para estimular o agronegócio e a fotografia em Tupã: Márcio Vassoler e Elíseo Ishida.
O presidente do Sindicato Rural e da EXAPIT, Márcio Vassoler, conta que mesmo em meio às dificuldades o produtor é um grande batalhador. "Sempre costumo dizer que se você já se alimentou hoje, deve agradecer ao produtor rural, pois é ele quem movimenta indústrias, além de gerar empregos", disse. "Fico muito feliz com a homenagem, isso é fruto de um trabalho que nós temos feito dentro do Sindicato Rural. Tenho que lembrar que a equipe trabalha incansavelmente para que o ramo desenvolva", completou Vassoler.
Já Elíseo Ishida, que é reconhecido por estar à frente de uma das mais tradicionais lojas de fotografia do município, a "Cine Foto Ishida", afirma que a fotografia é imortal. "Nada melhor do que a fotografia para guardar lembranças, memórias, que são de fácil acesso. Mesmo com as tecnologias, a capacidade de filmagens, a fotografia ainda é um carro chefe. Me sinto muito honrado por receber essa homenagem e agradeço por terem lembrado de mim", disse.
Para o presidente da Câmara Municipal de Tupã, Valter Moreno Panhossi, um dos objetivos do Fórum de Debates é atualizar os empresários sobre os avanços e mudanças no cenário da fotografia e do agronegócio.
"Tanto em um ramo quanto em outro, as mudanças acontecem quase que diariamente e se não estivermos atualizados iremos ficar para trás e finalidade do Fórum de debates é essa. Parabenizo a toda a equipe organizadora, aos palestrantes pela realização deste evento", disse o vereador.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, conta sobre o otimismo da prefeitura com relação ao evento. "Estão vindo pessoas de diversas cidades e estados que vão contribuir muito para que os nossos segmentos tanto da fotografia quanto do agronegócio, possam impulsionar ainda mais nossa economia", assinalou.
O prefeito Ricardo Raymundo conta que o intuito do Fórum é motivar as pessoas e buscar soluções definitivas que auxiliem no desenvolvimento da cidade. "Identificamos o que Tupã tem muitas empresas fotográficas, a maior geração de empregos da nossa cidade vem através disso e também do agronegócio. Convido toda a população, não apenas que as que já atuam, mas as que têm interesse de empreender nesses ramos, para que conheçam melhor nossos dados e investir no setor", convida o prefeito.
Programação de hoje
Nesta quinta-feira, o XVII Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã segue repleto de palestras e workshops. No Painel Fotografia serão realizados mais 6 workshops. A programação começa às 8 horas, com Mesa Redonda com Empresários, com Elton Yokomizo. Em seguida, às 11 horas, acontece o workshop "Formação de executivos de vendas", com Carlos Pontes e às 13 horas, "Drones: da prática à teoria", com André Fernandes;
A programação continua à 14h30, com Marcos Takaoka abordando o tema "Como Melhorar as Relações Trabalhistas"; às 15h30, "Venda de álbuns: do desafio ao sucesso", com Carlos Pontes e às 17 horas, "Usando as mídias sociais em favor de sua empresa", com Cristiane Aguiar.
Já o Painel Agronegócio contará com 4 palestras. A primeira palestra do dia será às 15 horas, "Cooperativismo como Alternativa Socioeconômica", com Lucas Araújo dos Santos. Às 16h30 acontece a palestra "Desafios Tecnológicos e Biossistema Agrícola para a Alta Produtividade no Brasil: Uma visão Integrada do Mercado", com Guy Mitsuyuki Tsumanuma. Às 20 horas será realizada a palestra "Panorama sobre o Agronegócio e Perspectivas", com Cláudio Brisolara". A programação do XVII Fórum de Debates termina às 21 horas, com palestra ministrada pelo Marcelo Augusto Boechat Morandi, diretor geral Emprapa Meio Ambiente.
Assessoria de Imprensa