Entre os dias 28 de setembro a 1º de outubro, a Cia Stylo Black de Tupã participou de a 3ª Mostra de Dança do Programa de Qualificação em Artes na cidade de São José dos Campos. Foram quatro dias de apresentação, onde o público conferiu os trabalhos criados durante as diversas orientações do Programa de Qualificação em Artes, projeto das Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, ponderou que o grupo se dedicou intensamente nos últimos meses durante as orientações e treinamentos. A Cia participou do programa desde o mês de abril com o objetivo de promover a prática artística, a partir da perspectiva do contexto do grupo, valorizando e fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades.
"Acompanhamos todo o empenho do grupo durante quase 6 meses e observamos todo o empenho, dedicação e o mais importante: o amor pela dança. Elas participaram de orientações em diversas cidades e sempre estavam preparados para enfrentar qualquer desafio. É importante lembrar que o grupo levou o nome de Tupã para diversas cidades e mostrou que o nosso município é forte na área da dança e da cultura. A Cia Stylo Black merece os nossos parabéns pela linda apresentação durante os últimos dias em São José dos Campos", parabenizou.
A dançarina e diretora artística da Cia, Marysa da Silva Coreografa, informou que o grupo apresentou o espetáculo "Empoderamento Black" São José dos Campos. Ela explicou que foram 6 de meses de trabalho entre pesquisa, montagem e apresentação. "Além disso, participamos durante os 4 dias na Mostra onde tivemos, troca de experiência, informação, capacitação, intercâmbio, oportunidades, emoção e satisfação por surpreender e emocionar o público. Agradecemos a equipe do Programa de Qualificação em Artes que nos proporcionou as orientações, workshops e oficinas e as Secretarias Municipais de Cultura Esportes pelo espaço e por todos os nossos apoiadores de Tupã", agradeceu.
Ismael Ivo, bailarino internacional e curador artístico da dança, relatou o quanto é importante que os grupos artísticos tenham essas capacitações e participem de eventos como esse. "O programa de Qualificação em Artes tem a proposta de alinhar o movimento com a maneira de pensar. A arte nos dá a capacidade de resistir às dificuldades, fazendo do corpo um documento do nosso tempo. A dança investiga possibilidades de resistência, navegando entre a percepção de fatos e a experiência, fazendo do corpo um corpo-político capaz de propor transformações", diz o curador.
O encontro reuniu todos os grupos participantes da edição, que apresentaram os trabalhos desenvolvidos neste ano. Durante o evento foi possível que os grupos assistissem aos espetáculos uns dos outros e compartilharem os ganhos e questões que apareceram no decorrer desse processo de orientação-artística. Também foi possível fazer em conjunto com a curadoria e com a equipe de coordenação, uma avaliação dos resultados.
Nesta edição, o programa contou com os trabalhos dos grupos: Núcleo Experimental de Dança e Teatro (São José dos Campos), Cia Eclipse (Campinas), Grupo Harmonia (Limeira), Cia Rit’s (Tatuí), Cia Viela (Registro), RZ Companhia de Danças Urbanas (Piracicaba), Cia Roda Viva (Barra Bonita), Grupo A2 (Pereira Barreto), Cia Abayomi’n Dança Afro-Brasileira (Sorocaba) e Cia Stylo Black (Tupã).
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.