O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Tupã, em parceria com a Prefeitura está com inscrições abertas para mais um curso de aperfeiçoamento. O curso Viveiro está com 5 vagas disponíveis e é destinado a trabalhadores e produtores rurais e familiares e população em geral. Para participar do curso, é necessário ter 18 anos ou mais e ter condições físicas e mentais para o exercício da ocupação.
Segundo informações da coordenadora do Senar, Márcia Rotoli, a área operacional do curso é a produção de sementes e mudas. A ação proposta da atividade é: Viveirista – Horticultura e Plantio no Módulo I. "O curso de viveiro será divido em dois módulos: O módulo I será realizado do dia 11 a 13. Já o módulo II será desenvolvido de 30 de outubro a 1º de novembro. Vale ressaltar que aquele que fizer a inscrição para o módulo I já estará inscrito também no módulo II", explicou.
Márcia informou que o conteúdo programático abordará: Prevenção de acidentes no trabalho; proteção ambiental; legislação; planejamento operacional; escolha da área: topografia, localização, água, acesso ao local, clima, solo e insolação; ferramentas e equipamentos; nutrição: macro e adubação; macro e micronutrientes; tipos de adubos e formas de adubação.
"Também faz parte do conteúdo programático: Substrato: tipos de substrato; preparo de substrato e utilização do substrato; recipientes; aquisição de sementes e materiais de propagação: seleção, tamanho, vigor, sanidade e viabilidade; preparo do material propagativo: quebra de dormência; tratamento fitossanitário; armazenamento e conservação; indução de enraizamento; despolpa e toalete", informou.
A coordenadora esclareceu que os alunos também terão contato métodos de propagação: sexuadas sementes; assexuadas; estacas; alporquia; mergulha; bulbos; estolho; micropropagação; divisão de touceira; enxertia; finalidade, métodos e técnicas e para finalizar o conteúdo, será abordado também semeadura e plantio; técnicas de semeadura; técnicas de plantio e irrigação.
Módulo II
A ação para a proposta do módulo II é Viveirista – Horticultura e Manejo e abordará: manejo e tratos culturais; irrigação; adubação de cobertura; controle de umidade; controle de temperatura; controle de luminosidade; desbaste ou raleio; repicagem; transplante; tutoramento; desbrota; capação; limpeza, desinfecção e manutenção de ferramentas, recipientes e equipamentos; seleção por tamanho e aspecto; controle de plantas espontâneas; manutenção da estrutura física; tratamentos fitossanitário; controle de doença; controle de pragas e aclimatação; enxertia: finalidade, métodos e técnicas; expedição, seleção, classificação, embalagens, transporte, comercialização, direita e indireta. O módulo II será desenvolvido de 30 de outubro a 1 de novembro e os alunos passarão ainda por uma avaliação para receber o certificado.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, na sede do Sindicato Rural de Tupã, localizada na rua Duque de Caxias, 7, Vila Independência. No ato da inscrição, o interessado deverá preencher uma ficha com nome, endereço, telefone e grau de escolaridade, além de apresentar xerox dos documentos CNH ou CPF.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.