Autoridades devem estar atentas às condições de uso dos hidrantes da cidade. Os dispositivos são utilizados para fornecer água aos caminhões de combate à incêndio e são importantes para uma resposta rápida dos "combatentes do fogo".
Tupã tem mais de 70 hidrantes espalhados em pontos estratégicos. As vistorias junto aos hidrantes devem ser realizadas regularmente, visando verificar se os equipamentos apresentam funcionamento normal, e a qualidade de vazão e pressão de cada um deles.
Em caso de necessidade de algum reparo ou manutenção quanto à rede de fornecimento de água, é preciso acionar a Sabesp, que tem a responsabilidade de manter o sistema em condições de uso, junto à Prefeitura de Tupã.
Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, para a manutenção é preciso a intervenção da administração municipal. "A Sabesp informa que realiza manutenção nos hidrantes de Tupã, uma vez que o poder concedente (prefeitura) transfere para a Companhia de Saneamento, por meio de um convênio com o Governo do Estado, a operação dos sistemas de água e esgoto do município", informou, em nota.
Sinalização
É importante alertar sobre um fator que pode dificultar, e muito, a vida dos bombeiros na hora de utilizar um hidrante: alguns condutores de veículos insistem em estacionar junto aos hidrantes - e, com isso, em caso de necessidade, não será possível conseguir acessar o dispositivo.
Para quem não sabe, o Código Brasileiro de Trânsito, em seu artigo 181, estabelece que estacionar junto a hidrantes configura infração de natureza média, com pena de multa, inclusão de quatro pontos no prontuário de habilitação do condutor e remoção do veículo. "Em frente aos hidrantes não é permitido estacionar e há sinalização em todos os 79 dispositivos existentes na sede do município e nos distritos, de acordo com a Instrução Técnica 34/2011 do Corpo de Bombeiros - Polícia Militar do Estado de São Paulo", acrescentou a Sabesp, em nota.
A Sabesp especifica ainda a existência de hidrantes particulares em Tupã, pelos quais a empresa não responde.
O que é?
Os hidrantes dão condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros. Ao proporcionar meios de controle e extinção de incêndios, os dispositivos ajudam a proteger a vida dos ocupantes de edificações e áreas de risco, além de reduzirem danos ao meio ambiente e ao patrimônio.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.