Depois de anunciar, há mais de um mês, a realização de um mutirão de limpeza, a Prefeitura de Tupã ainda não iniciou os trabalhos por falta de equipamentos. Até o momento, já foram registrados em Tupã pelo menos 131 casos de picadas de escorpiões em humanos, mas a prefeitura ainda não informou quando os trabalhos serão iniciados.
Durante reunião ocorrida no Paço Municipal, no dia 4 de setembro, a prefeitura explicou que o mutirão começaria a partir do dia 15 de setembro, na região Leste da cidade, com a coleta de galhos, móveis usados, exceto materiais de construção civil.
Um dos motivos para implantação da "força-tarefa" seriam as constantes reclamações da população referentes ao acúmulo de mato e lixo depositados em lotes e terrenos baldios, e a presença de escorpiões e outros animais peçonhentos nas residências. A solicitação do mutirão partiu até mesmo de indicações de vereadores que receberam essas denúncias.
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, disse que a prefeitura espera formalizar parceria com a iniciativa privada e, em seguida, iniciar o mutirão. "Eles vão nos emprestar os caminhões para fazer a coleta desses materiais. Não temos veículos para isso", disse. "Vamos realizar esse mutirão, mas ainda não temos uma data", completou.
O secretário explicou que a ação contará, ainda, com a parceria de outras secretarias municipais.
Antes de iniciar o mutirão da limpeza, a prefeitura terá que mobilizar as secretarias e fazer a compra de EPI (equipamento de proteção individual), para estipular o cronograma e a divisão dos serviços nos bairros.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.