A falta de conscientização faz com que cerca de 95% do lixo reciclável produzido em Tupã seja depositado erroneamente no aterro sanitário. Menos de 5% do lixo reciclável separado no município é devidamente reciclado. "Os poucos que separam o lixo reciclável, ainda o fazem com erros", disse o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce.
O secretário explicou que o lixo reciclável deve estar limpo para ser coletado. "Se ele estiver com restos de comida, por exemplo, estará contaminado", disse.
Ao chegar no projeto "Reciclar é Legal!", o material reciclável contaminado é separado e encaminhado para depósito no aterro sanitário. "Temos que melhorar a qualidade da reciclagem em Tupã", afirmou Ponce. "Às vezes, a pessoa acha que está fazendo algo benéfico, mas na verdade está separando material reciclável contaminado", completou.
De acordo com o secretário, a pasta possui um novo projeto, que pretende aumentar o tempo de uso do aterro sanitário. Ponce destacou, porém, que o tempo dependerá da conscientização da população. "Isso pode melhorar quando as pessoas deixarem de misturar lixo orgânico com reciclável. Mesmo assim, do jeito que está hoje, temos aterro para abrigar lixo pelos próximos dois anos", acentuou.
Projeto
O secretário disse que o projeto de conscientização promovido pela secretaria acontecerá com a entrega de panfletos e parcerias com a iniciativa privada. "Nossa ideia é entregar sacos de lixo na cor verde, para que a população descarte corretamente o lixo reciclável (limpo)", disse. "Assim que coletarmos esses sacos de lixo verde, deixaremos outros no local, para que os moradores não tenham despesas com a compra de sacos de lixo preto e também possam economizar. É uma forma de incentivar a reciclagem", concluiu.
Os sacos de lixo verdes terão o patrocínio das empresas participantes do projeto.
Atualmente, o aterro sanitário, localizado na estrada vicinal São Gonçado, recebe por dia 60 toneladas de lixo orgânico. O projeto "Reciclar é Legal!" recebe, diariamente, cerca de 20 toneladas de lixo reciclável, segundo os dados da Cooretup (Cooperativa dos Recicladores de Tupã).
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.