A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, encerrou na última sexta-feira (27) o cronograma de atividades da Semana Nacional de Mobilização Social no combate ao e Aedes aegypti. As ações, que fazem parte do cronograma do segundo semestre, iniciaram na última segunda-feira (23).
De acordo com a enfermeira do setor de combate às endemias, Juliana Yuri, a ação contra o mosquito Aedes aegypti fez sucesso nas escolas e projetos, promovendo ainda mais conhecimento sobre o combate ao vetor. Além disso, as atividades nas unidades escolares buscam mudar a atitude da criançada em relação a criadouros do mosquito.
"Sabemos que a melhor forma de ensinar é por meio da diversão, brincadeiras e muita alegria, por isso, a ação com as crianças foi realizada de forma lúdica, ressaltando durante as atividades a importância da procura e eliminação dos criadouros, evitando a proliferação do mosquito", disse.
A enfermeira contou ainda que as ações atingiram mais de 400 crianças, que puderam assistir e participar de um teatro interativo onde agentes de combate a endemias falaram sobre como realizar o combate do mosquito e quais doenças o Aedes aegypti pode transmitir.
"O Aedes aegypti é um mosquito que desafia a saúde pública há décadas e seu enfrentamento envolve o compromisso de todas as instâncias de governo e da população. A ideia é fazer as crianças se comprometerem ao combate desse mosquito, ensinando o que eles poderiam fazer de diferente em suas casas para que o mosquito não se prolifere", disse.
Ela revelou ainda que o objetivo principal da ação é fazer os alunos ensinarem os pais, vizinhos e toda a comunidade a não só ter cuidado com o mosquito adulto, como também identificar e eliminar água parada como em vasos de plantas, lonas, pneus com água, para evitar criadouros do mosquito.
"Desenvolvendo essas atividades dentro das escolas conseguimos atingir um dos principais objetivos dessa iniciativa, que é fazer com que as crianças tornem-se agentes de combate ao mosquito dentro de suas casas, auxiliando os pais nas ações de eliminação e combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti", concluiu.
Outras ações
Segundo Juliana, a prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Além das ações da Prefeitura, com manutenção e limpeza das áreas públicas, a população tem também um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Somente este ano, agentes do setor de endemias e também agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram mais de 90 mil vistorias para a remoção e a eliminação dos criadouros do mosquito, incluindo residências, imóveis comerciais, pontos estratégicos, ocorrências e imóveis especiais.
De acordo com a enfermeira, medidas simples podem ajudar a deixar o mosquito bem longe das residências, evitando assim a proliferação e a disseminação das doenças causadas pelo Aedes aegypti.
Outra medida que também vem sendo realizada são as ações de combate ao mosquito realizado durante dois sábados por mês, que é uma continuação da campanha estadual "Todos juntos contra o Aedes aegypti".
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.