Foi expressiva e marcante a participação dos Comerciários, em mais um evento realizado pelo Sincomerciários de Tupã e Região, pela passagem do Dia do Comerciário (30 de outubro). O evento foi realizado no dia 29 (domingo), no Clube dos Comerciários, com início às 18h30, registrou-se a presença de 1.236 pessoas, sendo 948 comerciários que ingressaram no Clube com o "Cartão Comerciário".
Neste ano, o evento teve um formato diferente, não houve show musical, nem qualquer outra atração artística, definido como uma Assembleia Geral do Sincomerciários, sobre Campanha Salarial, Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência. Além desses temas, discutiu-se a ação futura do Sindicato, na nova realidade, e da manutenção do envolvimento/participação da categoria comerciária.
O presidente do Sincomerciários de Tupã e Região, vereador Amauri, ressaltou a realidade enfrentada pelos trabalhadores, a mobilização da entidade na preservação dos direitos da categoria, prestou informações essenciais para os comerciários, para se evitar abusos, excessos, quando entrar em vigor a Reforma Trabalhista e afirmou que irá combater estes desvios mesmo quando ela estiver em vigor. Em uma de suas explanações, Amauri afirmou que o Sindicato só existe se a categoria existir e quiser. "Fomos premiados internacionalmente, por termos uma categoria aliada ao Sindicato, que apoia e faz as ações".
Ele também declarou que a Assembleia e a comemoração do Dia do Comerciário foram muito produtivas, com participação vibrante e atenta dos comerciários. "As pessoas puderam participar, com suas manifestações a respeito destas reformas que envolvem o seu trabalho e futuro, questões que podem modificar suas vidas. Foi importante a participação de todos, para conscientização e discussão das nossas questões, que podem afetar o contrato de trabalho dos comerciários", esclareceu o.
"Nós Podemos!"
A comerciária Simone Godoi, manifestou publicamente seu orgulho em ser comerciária e mencionou a importância do Sindicato. "Uma noite muito proveitosa, apesar, de nem todos ter o interesse de saber sobre nossos direitos e das mudanças que não são boas para os trabalhadores, eu creio que todo este trabalho do Sindicato não será em vão e fortalece nossa categoria. O Sindicato é essencial, luta por nós e eu acredito na capacidade que ele tem perante todas as dificuldades. Que possamos nos unir mais e mais, junto com o Sindicato. Parabéns Comerciários!", afirmou Simone. "Gostei muito de ter participado. É ótimo para nós saber o que acontece e estar a par dos nossos direitos. Por isso, estou sempre com o Sindicato que luta por nós", afirmou a Comerciária Tais Cristina dos Santos.
No evento foi sorteada uma moto zero quilômetro e outros prêmios valiosos, doados pelo Sindicato e por algumas empresas do comércio local. Os comerciários receberam de presente isenção da taxa de inscrição do Clube dos Comerciários e um informativo com promoções especiais com descontos além dos habituais, com a utilização do Cartão Comerciário.
Aline de Jesus Leite, Comerciária em um Supermercado da cidade, ganhou a Moto: "A minha amiga me ligou falando para eu não perder o evento, eu fui consegui ganhar a moto. É a primeira vez que participo antes eu não era comerciária e todos os esclarecimentos foram importantes para não nos sentirmos lesados e continuarei sindicalizada. Estou muito feliz!". O encerramento do evento contou com a manifestação coletiva da categoria, ao gritar, de pé: "Nós podemos".
Foi anunciado também, que o dia 10 de novembro, será o "Dia Nacional de Mobilização", com atos em todo o Brasil em defesa dos direitos dos trabalhadores, principalmente da aposentadoria digna e contra a nova lei trabalhista.
Assessoria de Comunicação