Os cemitérios São Pedro e Saudade, em Tupã, já contam com centenas de sepulturas em estado de abandono e ruína. Um levantamento continua sendo feito pelo Setor de Cemitérios, segundo informou o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Renan Pontelli, na tentativa de localizar os concessionários ou herdeiros dessas áreas perpétuas.
Para reverter essa situação, o levantamento busca encontrar familiares ou herdeiros desses túmulos, que deverão providenciar as reformas necessárias. Caso contrário, os jazigos poderão ser revertidos para o patrimônio público. "O Setor de Cemitérios está fazendo esse levantamento de sepulturas abandonadas, que já deve estar próximo do final. Tem sepultura abandonada há muito tempo, algumas são muito antigas, cujos sepultados não contam mais com familiares na cidade. A gente não vai mexer em nada sem autorização. Por isso, estamos fazendo esse levantamento. Quem for localizado, terá que se adequar", explicou Pontelli.
Os espaços abandonados ou em ruínas mencionados no edital representam uma pequena parte dos túmulos existentes nos cemitérios. Mas ainda são muitos. O problema é que tais sepulturas oferecem riscos aos visitantes. Isso porque, inclui o acúmulo de água e entulhos, o perigo de desabamento e a presença de insetos.
Basta uma rápida caminhada pelo interior dos cemitérios, principalmente o da Saudade, o maior deles, para encontrar muitas sepulturas danificadas e aparentemente abandonadas. Em muitos casos, sobraram apenas os terrenos.
A triagem de sepulturas abandonadas e em ruínas continua sendo feita pelo Setor de Cemitérios. Os titulares são obrigados a proceder os serviços de limpeza, bem como as obras de conservação e reparação no terreno e nas construções necessárias à manutenção do asseio, segurança e salubridade dos cemitérios.
Restos mortais
Segundo Pontelli, caso a licença seja cancelada, os restos mortais sepultados nestes túmulos serão removidos, identificados e enviados para a vala comum. "Quem abrir mão do espaço, vamos fazer os procedimentos corretos com os restos mortais e o espaço passará para a prefeitura criar novas carneras", concluiu Renan Pontelli.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.