Mês da Consciência Negra começa com oficinas de percussão e dança
07/11/2017 Atividades serão realizadas durante todo o mês de novembro
A Secretaria Municipal de Cultura realizou no último final de semana, a Oficina de Percussão e Danças Urbanas que deu início às atividades do mês da consciência negra. A oficina foi realizada com o tema: Encontros D’África – Aspectos sociais e culturais da música africana – roda de percussão.
O evento buscou estimular a capacidade de concentração e vocabulário musical específico para cada instrumento e os elementos rítmicos básicos africanos. A partir de exercícios práticos, pretendeu-se estimular o manuseio de diferentes tipos de instrumentos e estruturas rítmicas possíveis.
O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, agradeceu a participação do renomado percussionista brasileiro, Caio Ignácio, que já passou por turnês no Japão, Argentina e EUA, acompanhando grandes artistas brasileiros e internacionais. Especialista em canções e ritmos africanos, com participações em teatro, dança, produções musicais, direção musical de vários espetáculos com ampla experiência em processos educativos musicais, oficinas e conferências.
"Aproveito para agradecer também a participação do músico e educador no Instituto Favela da Paz, Alessandro Pikeno. Ele é percussionista autodidata, começou sua história com a música aos 11 anos, quando assistia ensaios de grupos de samba na comunidade da zona sul de São Paulo onde vive. Tocou para vários grupos de pagode e artistas de Rap, e trabalhou com teatro infantil em 2 espetáculos junto à Cia de Dança Sou Capaz", agradeceu.
O secretário informou que a programação continua nos dias 11 e 12, das 14 às 18 horas, será realizada a oficina de Artes Cênicas – Dança/ Workshop De Danças Urbanas, com a coordenação de Thiago Negraxa de São Paulo no Espaço das Artes. O evento conta com 30 vagas e será destinado para maiores de 16 anos.
"O objetivo da oficina é desenvolver em um período de 8 horas, diferentes qualidades e possibilidades com as Danças da Cultura Hip Hop, identificando as acentuações rítmicas corporais através das técnicas e qualidades como: Footwork, Body Control, e as possíveis técnicas de Waving, Isolation, Bounce e alguns códigos de diferentes estilos", informou Renato Gonzalez.
O presidente da ONG Umont, André Backrap, lembrou que além das oficinas que são direcionadas para o público em geral, este ano realizaremos o novo projeto "SambaFashion" que será um baile com Grupo Força Maior e Desfile de Moda no Clube da Sabesp no dia 11 de novembro (sábado).
Já no dia 19 de novembro (domingo) na Praça da Bandeira, será realizado o Projeto "Afrofest", onde haverá várias atividades de celebração do Mês da Consciência Negra em parceria onde já agradeço o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Sindicato do Comércio de Tupã e Região e SESC Thermas de Presidente Prudente. A atividade é realizada em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura - Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.
Consciência Negra
Renato Gonzalez esclareceu que durante o mês de novembro, a cidade de Tupã contará com diversas atividades que serão realizadas para comemorar o Mês da Consciência Negra. "No último sábado, nós iniciamos as atividades que serão realizadas durante o mês de novembro em Tupã. O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 desse mês e o nosso principal objetivo é quebrar as barreiras do preconceito", disse.
Renato ressaltou ainda que a criação da data foi importante para servir como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. "Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira", concluiu.