Empresas privadas, pessoas físicas e jurídicas, professores, estudantes, entre outros, podem ser parceiros do Museu "Índia Vanuíre", instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrada em parceria com a ACAM Portinari.
Neste ano, o Museu de Tupã lançou seu Programa de Parceiros. O local é referência no cenário museológico nacional em função do trabalho de preservação, pesquisa e difusão da memória dos povos indígenas e um dos equipamentos culturais mais atuantes na região Oeste do Estado.
A instituição conta agora com o apoio de empresas privadas e pessoas físicas para a realização de muitas de suas atividades, propiciando acesso livre à cultura. "Ser parceiro do museu é apoiar um trabalho totalmente dedicado à sociedade, dar oportunidade a realizações de muitas de suas atividades, propiciando acesso livre à cultura em uma região com grande potencial econômico, mas carente de opções culturais gratuitas", declarou a gerente do museu, Tamimi Rayes Borsatto.
Segundo a gerente do museu, já são parceiros: duas empresas - Max Limp e Bioftness; além de 8 famílias, e 8 individuais (pessoas físicas), professores, aposentados, estudantes, etc.. São parceiros que já aderiram ao programa. "Podem ser parceiros do museu: empresas privadas, pessoas físicas e jurídicas, professores, estudantes etc.. Além do título ‘Parceiro do Museu’, ele poderá parcelar sua contribuição em até 12 vezes", acrescentou a gerente.
Importante
Tamimi reforçou a importância do programa. "Esse programa ‘Parceiros do Museu’, além de beneficiar no sentido de contribuir para o fortalecimento de nossa cultura e exercer sua cidadania, ajuda a vivenciar as experiências únicas. O Museu ‘Índia Vanuíre’ poderá viabilizar um trabalho totalmente dedicado à sociedade pela sua experiência relacionada à história, a arte e a cultura de nossa região".
Como aderir?
A adesão ao Programa de Parceiros é bem simples e pode ser feita pelo site www.museuindiavanuire.org.br, clicando no botão SEJA PARCEIRO, no topo da página principal. Pessoas físicas devem escolher o formato de adesão entre seis modelos. O valor mínimo de contribuição é R$ 50,00 ao ano, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Para pessoas jurídicas, são oferecidas quatro opções. Mais informações pelo e-mail parceiros@ museuindiavanuire.org.br ou pelo telefone (16) 3664-6644.
Outra novidade é a implantação do modelo de Ingresso Voluntário, conhecido no mundo todo como PWYW - do inglês "pay what you want" (pague o que quiser). Dessa forma, a instituição chama o público a fazer parte da história e a perpetuar as atividades desenvolvidas com a comunidade de Tupã e os moradores das terras indígenas locais.
A entrada continua sendo livre, mas, ao final do passeio, o visitante é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder. A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.
Redação Diário de Tupã