Problema registrado nas ruas de Tupã e também de outras cidades, carros abandonados geram transtornos para a população. Com pneus murchos, lataria amassada e com ferrugem, ou sem rodas, empoeirados e com para-brisa trincado.
São várias as situações dos veículos abandonados encontrados em diversos bairros de Tupã. Já são mais de 50 veículos com sinais de abandono, segundo a previsão do secretário Municipal de Meio Ambiente, Afonso Ponce.
Alguns são deixados em ruas de pouco movimento, porém, em local permitido para estacionar. Mas, um carro estacionado por muitos dias consecutivos em via pública é considerado abandonado. Ainda mais pela situação em que se encontra, que caracteriza o abandono. Conforme a lei, esses carros podem ser apreendidos e o proprietário poderá pagar multa e as despesas com a remoção.
Segundo o secretário Afonso Ponce, essa operação é feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito. Após a confirmação de um veículo abandonado, uma notificação é colocada no carro. Caso o proprietário não recolha o veículo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz o recolhimento e armazenamento do veículo. O proprietário é notificado e tem um período de 90 dias para providenciar a retirada do carro, após o pagamento das taxas. Caso contrário, o veículo poderá ser leiloado. "A pessoa tem 90 dias para o buscar o carro. Quem deixa o veículo abandonado pode ser autuado. Pedimos que quem possui um carro abandonado nas vias, que tome a providência e retire o carro, leve para o ferro velho, tem caso que é só a carcaça", disse Afonso Ponce.
O problema é que a prefeitura não tem uma equipe que faz a fiscalização dos carros abandonados nas ruas. Porém, há denúncias.
Outro problema é o local para colocar tanto carro abandonado. "É um dos maiores problemas armazenar tantos carros. Tem que ser um local coberto. A prefeitura estuda agora um local", acrescentou Ponce.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.