Considerada uma das principais organizações não-governamentais da cultura negra da região, a "União do Movimento Negro com Todos" (UMONT), em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou no último domingo, na Praça da Bandeira, a sexta edição do Afrofest.
De acordo com o produtor cultural e presidente da ONG UMONT, André "Blackrap" Prado, o evento foi criado no ano de 2010, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e tem objetivo de incentivar a formação cultural, além de promover a produção de conhecimento e a disseminação de informação sobre a cultura negra.
Ele também destacou o apoio de diversas entidades como Sincomércio de Tupã, Sesc Thermas de Presidente Prudente, ACGE-Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Secretaria Estadual de Cultura e Câmara Municipal, que esteve representada pelo vereador Eduardo Edamitsu.
Neste ano, além das atrações culturais e artísticas, o público que compareceu à Praça da Bandeira também contou com brinquedos infláveis e distribuição de algodão doce. As atividades foram iniciadas no período da tarde com diversas atrações simultâneas.
Além das apresentações de break dance, realizadas pelo grupo Arte Break ao lado do palco do Espaço Cultural "José Anselmo Filho – Zé Pretinho"; o evento também contou com jogos de capoeira, com as crianças do projeto Capoeira Kids de Tupã, comandadas pelo Mestre Pit Bull, que conquistaram o público ao lado da Feira de Artesanato.
A programação foi marcada ainda pelo show do grupo de pagode Sem Preconceito e "pocket show" de rap, que encerrou a 1ª etapa do evento. A festa foi retomada à noite, após à missa, com a apresentação da Cia. de Dança Stylo Black, que esquentou o público para o grande show de encerramento com a cantora Marcela Vale "Mahmundi".
Antes da apresentação da cantora, o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez saudou o público, parabenizou a ONG UMONT pela realização de mais uma edição do Afrofest e agradeceu o apoio de todos os parceiros que possibilitaram a realização do evento.
Ela também destacou a presença da cantora Mahmundi, uma das revelações da MPB. A cantora foi vencedora do Prêmio Multishow de Música Brasileira em 2014, na categoria Nova Canção (Superjúri) com o single "Sentimento", e em 2016 ganhou o Prêmio Revelação da APCA (Associação Brasileira dos Críticos de Arte).
Com um estilo próprio, que flerta com a música pop e eletrônica, ela embalou o encerramento do Afrofest, com músicas poéticas e reflexivas que já levaram Mahmundi a ser comparada a outras duas cantoras brasileiras, Marina Lima e Rita Lee.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.