Empresários italianos demonstraram interesse em construir, no município, uma usina recicladora que transforma lixo orgânico em energia renovável.
A equipe do prefeito José Ricardo Raymundo (PV) acompanhou os investidores na tarde de ontem, para conhecer o terreno que poderá receber a nova usina. A proposta partiu de uma iniciativa do vereador pastor Eliezer de Carvalho (PSDB), que acompanhou a visita.
Os investidores pesquisaram a região e decidiram iniciar o projeto em Tupã, devido o volume de lixo produzido no município.
O processo de reciclagem funciona com tecnologia antiplasma, que ocorre por meio de incineração do lixo orgânico, em temperaturas de 1.500ºC a 1.700ºC. Esse procedimento capta os gases gerados pelo lixo, com filtros de alta tecnologia e não permite que os gases poluam o meio ambiente.
Com a possível instalação da empresa, os funcionários que trabalham nos projetos de reciclagem, em Tupã, receberiam treinamentos para atuar na operação e manuseio do lixo. A nova usina poderá gerar, de início, cerca de 40 empregos formais diretos. A empresa italiana possui parceria com Senai, Sebrae e Senac.
O terreno visitado está localizado aos fundos do local onde a prefeitura pretende implantar o Parque das Nações Indígenas, próximo ao trevo principal. Vale lembrar que a empresa também faz a coleta de lixo, mas essa proposta não está prevista de ocorrer inicialmente.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.