A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comemora neste sábado, 25 de novembro, um mês da abertura do Museu dos Tropeiros que tem como objetivo preservar a cultura das Comitivas Tropeiras do município além de resgatar e homenagear a história do grupo "Chapéus Brancos" que em 1964 organizou o primeiro rodeio na cidade de Tupã.
O Museu dos Tropeiros conta com mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, "Nanguinho" criada em 1993.
O acervo inclui vários equipamentos e acessórios que faziam parte da "tralha" levada pelos tropeiros, além de imenso material documental, como fotos, recortes de jornal, entre outros. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, através das histórias voltadas à tradição tropeira da região, e do grande acervo de objetos da época presente no Museu dos Tropeiros os visitantes podem relembrar um pouco de suas raízes e apreciar um marco da cidade de Tupã e Região ajudará a preservar a história do nosso município além de atrair turistas.
Além de preservar a história e cultura tropeira, fomentando ações culturais direcionadas à tradição dos tropeiros, o Museu Tropeiro também é considerado mais um atrativo turístico de Tupã, que é uma das poucas cidades do Estado que mantém viva a tradição tropeira.
Segundo o secretário de Cultura o número de visitantes no primeiro de atividades superou as expectativas. "No mês de Outubro mais de 180 pessoas visitaram o Museu e neste mês o número de visitante já passaram de 150, isso é uma alegria para nós da secretaria, pois vemos a população tupãense valorizar este espaço importante para a cultura em nossa cidade", disse.
Nesta quinta-feira, 23 de novembro a escola Poliedro de Tupã realizou um passeio pedagógico no museu com o objetivo de levar as crianças a conhecerem as histórias das Comitivas Tropeira. "É interessante também o incentivo das escolas em mostrar para os alunos a tradição da região, pois além de diversão é uma forma de acrescentar conhecimentos culturais na vida de cada criança" concluiu.
O Museu dos Tropeiros de Tupã fica localizado na Praça do Parque Rui Barbosa, ao lado da antiga estação de ferroviária. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h30 às 17 horas. Para maiores informações o telefone para contato é 3441-2221.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.