Pontos de descarte de lixo viram "mini lixões" em Tupã
29/11/2017 Em pelo menos cinco pontos foram instaladas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lixeiras de metal para coleta do lixo orgânico.
Tupã conta com um eficiente serviço de coleta de lixo, seja orgânico, reciclável, hospitalar ou eletrônico. Mas nem todo cidadão está consciente da necessidade do descarte correto de cada tipo de lixo. Na verdade, a cidade ainda tem muitos "sujismundos".
E mesmo contando com vários pontos com lixeiras fixadas em pontos estratégicos para a coleta de lixo, muitas pessoas depositam o lixo nas proximidades. Isso demonstra que, como já aconteceu com as caçambas e depois as "gaiolas ecológicas", esse sistema não funciona.
Em pelo menos cinco pontos foram instaladas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lixeiras de metal para coleta do lixo orgânico. A maioria se transformou em "mini-lixões", com acúmulo de lixo descartado irregularmente pela população. "O pessoal não usa essas lixeiras de forma correta. Eles colocam o lixo em todo lugar, menos nas lixeiras", afirmou o responsável pela coleta do lixo em Tupã, Josias Rodrigues, conhecido como "Dedo".
Segundo "Dedo", o local onde mais se respeita a coleta desse lixo é no coletor existente nas proximidades da Granol. O fiscal explicou, porém, que existem outros dispositivos para coleta do lixo orgânico na Vila Indústria, aeroporto, Thermas e próximo ao Cemitério de Parnaso. "Desses locais, o que temos mais problemas é na lixeira da Vila Indústria", observou.
Mesmo com falta de profissionais para fiscalizar o descarte irregular do lixo na cidade, "Dedo" afirmou que equipes recolhem diariamente os materiais depositados nessas lixeiras. "Fazemos a coleta diariamente, de segunda a sábado", salientou.
As gaiolas foram instaladas para coleta do lixo orgânico. "Dedo" explicou, porém, que ao recolher o lixo dessas gaiolas, pode-se encontrar "todo tipo de materiais", como galhos, sofás, aparelhos de TV, entre outros. "A população não está fazendo o descarte correto do lixo, nesses locais", reiterou.
Mesmo com lixeiras instaladas a população descarta o lixo nas proximidades, onde ocorre o acumulo