Os problemas com a sinalização se refletem no número de acidentes registrados no trânsito tupãense, tendo sido registrados 319 casos de lesão corporal culposa, entre os meses de janeiro a setembro deste ano, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
O secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Renan Pontelli, disse que a pasta iniciou trabalhos para readequar a sinalização no trânsito, com a restauração de placas informativas. "Cerca de 100 placas já estão sendo reformadas, com nova pintura e adesivação, dentro das exigências da lei que regula esses trabalhos", afirmou. "Vamos trocar todas as placas que estiverem ‘desbotadas’", acrescentou.
De acordo com o secretário, serão restauradas as placas de sinalização que indicam sentido único de direção, proibição de parada e estacionamento, conversões, entre outras. A pasta não irá reformar ou instalar placas sobre informações de pontos turísticos, por exemplo.
Menos que o desgaste, o vandalismo é o principal responsável pelos danos na sinalização vertical, nas ruas da cidade ou da periferia. Muitas das placas são furtadas para "enfeitar" ou servir de troféu em quartos de adolescentes.
O secretário explicou que o serviço será iniciado depois de reformar todas as placas previstas no cronograma inicial. "Depois dessa reforma, vamos colocar todas as placas na cidade, de uma vez. A previsão é iniciar a instalação das placas no início do ano que vem", ressaltou.
Vale lembrar que a pasta executa a manutenção da sinalização de solo, com pintura ocorrida na região central da cidade. A proposta é estender os trabalhos para os bairros e regiões periféricas, afastadas da região central da cidade, que continuam sem receber essas melhorias do poder público.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.