Tupãenses transformam bairro para comemorar o natal
11/12/2017 Quem passa pela Vila Independência pode ver todos os enfeites
O final do ano chegou e, com ele, a magia do Natal e a esperança de um próspero ano novo. O período é considerado um momento de reflexão para muitas pessoas, porque, inclusive, desperta a solidariedade. Especialmente neste ano, o Natal será mesmo ainda mais iluminado e solidário em Tupã, graças à iniciativa de um morador da Vila Independência, que transformou a rua principal em uma atração natalina.
Logo no começo de dezembro, moradores foram surpreendidos com a decoração de Natal, que foi instalada na antiga Avenida Dracena, do viaduto da Rua Estados Unidos até o Centro Paula Souza.
O projeto para decorar o bairro partiu do morador Aroldo Morini, formado em arquitetura e atualmente comerciante. O objetivo maior é fazer as pessoas felizes. "É a primeira vez que fazemos esse projeto no bairro. É para meu altruísmo mesmo, de querer ver as pessoas felizes", declarou.
Segundo Aroldo, a ideia surgiu de uma conversa com um vizinho. "No ano passado, meu vizinho se vestiu de Papai Noel e saiu nas ruas. Neste ano, questionei se ele faria novamente e também disse que queria fazer algo para o bairro. Foi aí que surgiu a ideia", contou. O projeto para o Natal da Vila Independência começou com Aroldo e seu vizinho, conhecido como "Cacique" e, depois, permaneceu com Aroldo.
Ainda de acordo com o morador, logo a comunidade se interessou pelo projeto. "Pessoas vieram ajudar. A intenção é confraternizar com o bairro, não querer ser mais que ninguém, apenas querer fazer o bem para os outros, mais do que a mim mesmo", declarou.
O morador destacou a ajuda que tem recebido da comunidade e de alguns parceiros. Na oportunidade, Morini lembrou que não há participação de políticos neste projeto, apenas foi comunicado para a prefeitura, que fez a interdição do último quarteirão da rua para as festividades do bairro. "Isso não é querer ser melhor que ninguém, não é oposição, é mesmo para confraternizar com o bairro e ver as pessoas felizes", acrescentou Aroldo.
Decoração
Quem passa pela Vila Independência, encontra logo no viaduto da Rua Estados Unidos, na entrada do bairro, uma grande guirlanda. No canteiro da antiga Avenida Dracena, há velas, bonecos de neve e árvores de Natal, além de muita iluminação. Também Aroldo e seus ajudantes provi-denciam um presépio diferenciado e uma casinha do Papai Noel, que será em formato de iglu. "Usamos materiais recicláveis e algumas coisas novas. Na avenida, são 4 quarteirões decorados, desde o viaduro até o final da rua. Na última quadra, vai ter o presépio e casinha do Papai Noel", citou Aroldo.
Bairro
Um dos ajudantes de toda decoração realizada, Queno Aparecido Neves da Silva, que ajudava na construção da casinha do Papai Noel, foi encontrado na Vila Independência. Na oportunidade, o morador disse que está ajudando de forma voluntária, assim como outras pessoas. "O pessoal está colaborando. Muita gente está gostando. É tudo voluntário, estamos dando força para o Aroldo. É importante ajudar", disse.
Outras moradoras que estavam no local elogiaram os enfeites e disseram que, à noite, a presença das crianças é ainda maior. "A gente recebe críticas, elogios, mas até agora estou muito feliz, muito emotivo. Temos muitas pessoas doando balas, alimentos para as festividades, queremos mesmo essa interação com os moradores", acrescentou Aroldo.
O projeto começou com a decoração no dia 3 e deve prosseguir até o dia 23. Logo que começou, moradores compartilharam fotos nas redes sociais, o que chamou atenção de moradores de outros bairros de Tupã. Com isso, a movimentação na Vila Independência já é maior. Apesar de ainda não ter dado um nome ao projeto, o morador Aroldo caracterizou o momento como "Natal Feliz".