A Junta de Serviço Militar de Tupã comunica o período para o Exercício de Apresentação da Reserva de 2017 (EXAR 2017), que começou no último sábado, dia 9, e prossegue até o dia 16.
A medida vale para os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2012 a 30 de novembro de 2017 (inclusive), e se enquadrem nos seguintes universos: oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados no período de 1º de dezembro de 2012 a 30 de novembro de 2017 (inclusive); aspirantes-a-oficial R/2 e oficiais R/2, concludentes de cursos realizados em órgãos de formação da reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), classificados em "Situação Especial"; e reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados no período de 1º de dezembro de 2012 a 30 de novembro de 2017 (inclusive).
Apresentação
A apresentação será presencial, na Junta de Serviço Militar de Tupã, localizada na Rua Bororós, 913, centro, de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 13h30.
A apresentação poderá ser feita também pelo portal EXARNEt (http://www. exarnet.eb.mil.br), diariamente, a qualquer hora pelo próprio reservista, no período de 1º de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018.
Período
Os jovens devem ficar atentos, pois o período de apresentação se estenderá só até 16 de dezembro.
A apresentação ocorre anualmente, sendo importante a regularização pelo jovem.
Objetivo
O objetivo do EXAR é praticar o mecanismo de convocação do pessoal da reserva, atualizar o banco de dados da Força Terrestre, com militares que deixaram o serviço ativo nos últimos 5 (cinco) anos, estreitar laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva, cultivar o espírito cívico e criar uma mentalidade de mobilização no pessoal da ativa e reserva, demonstrando a relevância no poder dissuasório no contexto da Defesa Nacional.
Devem se apresentar: todo reservista que serviu o Exército Brasileiro, munidos de seu documento (Certificado de Reservista) e aqueles que foram dispensados na "situação especial", médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos, portando seu documento (CDI) para receberem o carimbo de atualização, ficando assim em dia com suas obrigações militares.
O reservista que deixar de se apresentar ficará em situação irregular, podendo sofrer sanções previstas na Lei e Regulamento do Serviço Militar, assim como deixar de ingressar em cargos públicos, em universidades, tirar passaporte, se ausentar do País, entre outras penalidades.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.