Desde o início do segundo semestre, o vereador Alexandre Scombatti vem realizando um trabalho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de cobrar das operadoras de telefonia móvel melhor qualidade do sinal oferecido em toda a cidade.
"Recebemos uma série de reclamações, especialmente dos moradores da zona Oeste, sobre falhas no serviço, por isso resolvemos cobrar uma solução", detalhou o parlamentar.
Em resposta às cobranças feitas pelo parlamentar tupãense, a Vivo e a Tim informaram, ainda em outubro, que pretendem fazer investimentos em tecnologia para suprir eventuais falhas. Na última quinta-feira, a Claro se manifestou com relação ao assunto, prometendo corrigir o problema de cobertura na região Norte da cidade.
De acordo com a operadora, a obra vai "melhorar a performance da rede nos bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Aoki, Jardim Morumbi e Parque Universitário III". A nota enviada ao gabinete do vereador informa ainda que a Vila Abarca e o Jardim Rubiácea também deverão sentir "melhora na cobertura".
"Iniciamos este trabalho junto à Anatel e ao Ministério das Comunicações para pedir que as operadoras ofereçam um serviço de qualidade para nosso município. É importante lembrar que, atualmente, o telefone celular e a internet são o principal canal de conexão de boa parte dos moradores. Quando este serviço apresenta falhas, o prejuízo é muito grande", advertiu Scombatti.
O vereador destacou que pretende manter "marcação cerrada" sobre as operadoras. "Desde que iniciamos este trabalho, houve melhora sensível na qualidade do sinal, principalmente nas áreas onde a situação estava mais crítica, como era o caso da zona Oeste. Entretanto, continuaremos monitorando o serviço, para garantir que todos os tupãenses tenham acesso à telefonia móvel de qualidade", garantiu.
Longo processo
Logo após entrar em contato com a Anatel, Scombatti manteve também contato com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pedindo que fosse realizado maior investimento na rede de equipamentos que serve a cidade.
Em ofício, o chefe de gabinete da Pasta, Carlos Koji Takahashi, informou que o ministro Gilberto Kassab foi informado sobre a demanda e que o ministério iria notificar todas as operadoras que atuam em Tupã, com o objetivo de cobrar maiores investimentos.
"Depois deste contato preliminar, aproveitamos a visita que o ministro fez a Tupã em setembro para reiterar o pedido e voltamos a cobrar providências. Na ocasião, ele nos garantiu que iria trabalhar para que o sinal de telefonia móvel em todo município atendesse aos padrões de qualidade estabelecidos pela Anatel", recordou Scombatti.
Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.