unidade de hidratação

A Prefeitura de Tupã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, de iniciativa da secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), oferece às pessoas que se encontram desempregada, a oportunidade de participarem do programa Time do Emprego. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, o Time do Emprego promove orientação profissional e reorientação de carreira com o objetivo de auxiliar a inserção ou retorno de desempregados ao mercado de trabalho. "Em Tupã contaremos com dois facilitadores do programa, o que garante uma melhor capacitação dos alunos. A Prefeitura é responsável pela capacitação dos facilitadores e com isso, podemos iniciar novas turmas do Time do Emprego para as pessoas que aguardavam uma oportunidade de orientação profissional", destaca. De acordo com Zanelato, o programa oferecerá 30 vagas para a população que tem interesse de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Inscrições Segundo Zanelato, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de janeiro. O interessado pode se inscrever de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, no Cras Sul, Cras Leste ou no PAT de Tupã (Programa de Atendimento ao Trabalhador). O programa vale para maiores de 16 anos. No ato da inscrição, os interessados devem levar carteira de trabalho, RG, CPF e, caso possua, número do Programa de Integração Social (PIS). O secretário disse ainda que as atividades terão início no próximo dia 8 de fevereiro. Os encontros serão realizados na Incubadora de Empresas, localizada na rua Mário Menegatti, 200, Bairro Vila Romana, das 13h30 às 17h30.

Na foto estão o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato e os facilitadores do Time do Emprego, Larissa e Osmar.
Como funciona? Segundo o facilitador Osmar Barbo, da Secretaria municipal de Educação, durante 12 encontros os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos. "Além do conteúdo técnico das aulas, as pessoas também serão preparadas para elaborar um currículo atrativo que corresponda às necessidades das vagas que estejam disponíveis nas empresas ou no Posto de Atendimento ao Trabalhador, ao mesmo tempo em que serão trabalhadas as competências e habilidades pessoais, também existe o foco na questão do empreendedorismo", assinala, "o diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade", destacou. Segundo a facilitadora Larissa Andrade, servidora da secretaria municipal de Assistência Social, o programa estadual do Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho conciliável às pretensões do interessado, bem como aptidão e qualificação profissional. "Esta é uma iniciativa voltada a quem deseja fazer parte do mercado de trabalho ou retornar a ele. Em muitos casos, a pessoa que está desempregada não sabe, ao certo, como procurar por uma vaga, ou não sabe qual vaga se encaixa em seu perfil. Há dificuldades, ainda, na hora de se posicionar numa entrevista de emprego, ou elaborar um currículo. Além de oferecermos os cursos, o PAT ainda vai colocar em sintonia quem está procurando por uma oportunidade com quem está oferecendo trabalho, neste caso, as empresas, o comércio, a indústria e os prestadores de serviços", observa.

Assessoria

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram