As condições de muitas ruas continuam precárias. Especialmente na periferia, onde a operação "tapa-buracos" ainda não chegou, a situação é mais grave ainda, com os buracos se multiplicando.
A situação é mais grave para motociclistas. Diversos já se feriram ao transitar por vias esburacadas, no período noturno. Muitos buracos são fundos demais, derrubando a moto e, muitas vezes, levando o seu condutor para o hospital.
Na Rua Gentil Morábito, no Conjunto Habitacional "Jammil Dualibi", existem muitos buracos, mas tem um que é "campeão". O buraco é tão grande que no local foi colocado um sofá e diversos sacos cheios de papel. Talvez o morador que fez isso quisesse alertar quem passa pelo local. Ou amenizar os efeitos de um possível acidente. Passar de noite pelo local exige muita atenção.
Chuvas
De acordo com o secretário Municipal de Obras, Renan Ponteli, a prefeitura vem desenvolvendo um grande esforço para recuperar as ruas da cidade, no centro e na periferia. O trabalho, no entanto, vem sendo prejudicado pelo excesso de chuvas, o que é comum acontecer neste período do ano.
Mesmo assim, sempre que o tempo dá uma trégua, as equipes são destacadas para a realização do trabalho. "Não podemos trabalhar sob a chuva, porque seria prejuízo. Todo material se perderia. Além disso, para a aplicação do material, o solo precisa estar seco, para que haja aderência.
Renan lembrou ainda que a operação "tapa-buracos" é apenas uma medida paliativa. "O ideal é fazer o recapeamento. A prefeitura tem projetos de recape, com verbas já aprovadas e liberadas. Mas é preciso esperar o tempo firmar. O custo dessa obra é caro e não podemos correr o risco de perder. Por isso, pedimos um pouco de paciência".
Renan pediu que, em qualquer período do ano, os moradores indiquem as vias com problemas. Será feita uma avaliação e os casos mais graves entrarão na lista de prioridades.
Assim que as condições do tempo melhorarem, os trabalhos de "tapa-buracos" serão intensificados, as obras de recape serão iniciadas e até o caminhão usina será acionado para utilizar a lama asfáltica.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.