Em 2017, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou centenas de cirurgias de castração de animais em Tupã. O projeto contribui para a diminuição do número de abandono de animais nas ruas de Tupã.
Segundo informações do responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Robison Luís, de janeiro a dezembro foram 600 castrações de fêmeas e 297 castrações de machos. "A medida contribui, e muito, para o controle populacional de animais. O projeto de castração é feito tanto para cães e gatos machos, como cadelas e gatas, ou seja, fêmeas, e temos uma parceria com associações protetoras de animais, voluntários, pessoas independentes que cuidam desses animais de ruas, que são animais errantes, que chamamos, que são capturados para a gente castrar, tanto fêmea como macho", destacou Robison.
Segundo o responsável pelo CCZ, as castrações beneficiam animais de ruas e animais domiciliados.
Moradores em Tupã, que possuem animal de estimação, cães e gatos, têm o direito da castração gratuita pela prefeitura. "Castrando animais de domicílio, vamos diminuir os animais de rua, vai diminuir o abandono, os casos de maus tratos, o abandono de filhotes pelos bairros da cidade, mas também são contemplados os animais errantes, que são de rua. É um trabalho que vai surtir efeito de médio a longo prazo", lembrou Robison.
Castração
Vale lembrar que, no caso de machos, cães e gatos, a cirurgia de castração é feita no Centro de Controle de Zoonoses. "A pessoa pode cadastrar quantos animais tiver na casa, mas é preciso fazer o agendamento dos animais", destacou Robison.
Também os animais de rua são agendados. "São feitas 10 castrações de machos por semana, de segunda-feira", informou o responsável pelo CCZ.
Já no caso das fêmeas, o serviço é terceirizado. "Já as fêmeas, é só uma fêmea por residência para contemplarmos o maior número de residências possíveis", disse Robison.
Agendamento
Neste ano, o projeto de castração continua. Toda a população que deseja castrar seu animal deve procurar a Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, que fica localizado na Paiaquás, 370, com os seguintes documentos: comprovante de endereço e um documento pessoal com foto. O serviço de castração deve ser agendado. Mais informações pelo telefone (14) 3404-220.
Redação Diário de Tupã