Mais de 4 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino estarão iniciando o ano letivo no próximo dia 5 de fevereiro, uma segunda-feira, conforme o calendário estabelecido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2018.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, no total são 8 escolas municipais e mais 7 núcleos educacionais, que são salas de aulas utilizadas nas escolas estaduais e também nos distritos de Varpa, Parnaso e Universo.
A rede municipal é composta por cerca de 4.200 alunos, que são distribuídos nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil, além de cerca de 1.500 alunos dos núcleos de segundo turno.
"A Secretaria de Educação estabeleceu várias metas para 2018, uma vez que sem planejamento o risco de errar é muito grande. Estas metas são apenas a base de como a pasta irá se desenvolver em 2018, porém, várias outras ações serão realizadas. Dentre as principais metas, estão: finalizar as regras de pontuação docente/atribuição de aulas, implantar núcleo de atendimento a aluno incluído, continuidade das obras de reformas e adequações das escolas/creches, dentre estas está a construção da quadra coberta da Escola ‘Enedina Boteon’, fechamento das quadras das escolas ‘João Geraldo Iori’, ‘Mário Covas’, ‘José Maris’ e ‘Sônia Jerônimo’; pintura de todas as unidades de ensino, finalização dos laboratórios de informática, etc.; reforma da antiga Escola ‘Raul de Melo Senra’, para implantação de escola municipal; reforma do Anfiteatro ‘Cley Alexandre’, que pertence à Escola ‘João Geraldo Iori’; reformulação do Estatuto do Magistério, estudos de evolução salarial da educação, manter ações de melhoria dos índices de avaliações, instalar núcleo de segundo turno na zona Leste, com construção de piscina e aumento de modalidades; revisão do Plano Municipal de Ensino, planejamento para aumento de escolas em tempo integral, ampliar as capacitações docentes e funcionários, renovação e ampliação do acervo literário das escolas (denominado ano da leitura), instalação de novas tecnologias em sala de aula, com instalação de aparelhos de multimídia ou TVs, computadores com acesso a internet em todas as salas de aulas; renovação de mobiliários das escolas, ampliação de ações para aproximação com as famílias e implantar cultura de disseminação de valores e princípios na rede municipal de ensino; entre outros", citou o secretário Mauro Guerra.
Projetos
Ainda de acordo com Guerra, os projetos para o cumprimento das metas estabelecidas já estão sendo elaborados. "Neste ano de 2018, vamos instalar o núcleo de supervisão escolar, uma vez que teremos concurso para supervisor escolar nos próximos dias e, com isso, teremos um setor que cuidará da organização pedagógica e da legislação e, com isso, todas as matrizes curriculares serão revistas, para que todas as escolas trabalhem da mesma forma e tenham a mesma qualidade. A Secretaria de Educação está trabalhando com afinco na reformulação pedagógica das creches municipais, já tendo contratado professores que iniciarão os trabalhos no mês de fevereiro e também para concluir as construções das creches para enfim garantirmos que todas as crianças de Tupã tenham direito de vaga nas creches municipais. Todas as escolas do município, além dos vários projetos a serem desenvolvidos em 2018, irão trabalhar para disseminar uma cultura de valores e princípios e de aproximação da família com a vida escolar dos filhos", declarou.
Professores
Já os professores e gestores estavam em férias até o dia 17 de janeiro e agora estão no período de recesso escolar. Porém, a secretaria está convocando professores e gestores específicos para reuniões de planejamento.
No dia 25 de janeiro, todos os professores terão momentos de capacitação durante todo o dia. "No dia 26, será realizado um HTPC diferente, onde todos poderão assistir o filme Extraordinário, que retrata a vida escolar de um aluno que possui uma síndrome rara e que passa por momentos de discriminação e sofrimento em um ambiente escolar. Essa atividade será de suma importância para dar subsídios aos momentos de planejamento que serão realizados nas escolas. A partir do dia 26, todos os professores iniciam nas escolas as reuniões de planejamento, discussões das metas, objetivos e também de preparação das aulas e dos materiais, para que no dia 5 de fevereiro tudo esteja pronto para o retorno dos alunos e inicio das aulas", reforçou Guerra.
Manutenção
Para a volta às aulas, as escolas receberam a higienização das caixas d’água, dedetização e estão recebendo o paisagismo, construção dos laboratórios de informática, e também passarão nos dias do carnaval por limpeza e impermeabilização de todo o piso.
Ainda segundo o secretário, as escolas "Odinir Magnani", Nossa Senhora de Fátima e o núcleo que funciona na Escola "Anísio Carneiro" estão recebendo a troca dos pisos, sanitários, pias dos banheiros dos alunos e professores, bem como a instalação de novos bebedouros e pintura das salas.
Da mesma forma, estão sendo concluídas as obras de reforma da parte elétrica da Escola "Thiago Leandro" para que possam ser ligados os aparelhos de ar condicionado das salas de aula e demais ambientes, e já está sendo iniciado este mesmo trabalho na Escola "Odinir Magnani".
Redação Diário de Tupã