Na manhã de ontem, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz, junto com técnicos da Secretaria, realizaram uma reunião com o Diretor Regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-Tupã), Júlio Simões, com o objetivo de analisar um novo projeto para melhorar as questões rurais do município
Na reunião foram debatidos assuntos que prometem melhorar significativamente o dia a dia de agricultores, como o Programa Melhor Caminho, que é dedicado à execução de obras em trechos de estradas rurais, para recuperação e conservação, realizadas por meio de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais.
Segundo o secretário, durante a reunião também foram levantados pontos e ações que junto com o programa Melhor Caminho, auxiliem para um melhor atendimento dessas estradas rurais no município. Entre as ações citadas foi levantada a possibilidade de firmar novos convênios sendo o principal deles o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
"Foi ressaltado durante a reunião que esses convênios auxiliarão na execução de um Plano Diretor de Controle de Erosão, que será desenvolvido entre a CATI e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com os representantes, esse Plano Diretor irá possibilitar que mais estradas rurais façam parte do programa, uma vez que apenas uma parte da cidade está inclusa nos Programas", explicou.
De acordo com Anderson, além dos planos para melhorar a adequação das estradas rurais, a reunião também serviu para citar projetos que melhorem o manejo da produção leiteira no município. "A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já demonstrou interesse e apoio ao assunto. Desde dezembro, durante a participação ao evento 2º Encontro Sobre Boas Práticas na Pecuária Leiteira, estamos estudando métodos para melhorar a produção leiteira de Tupã. Junto ao corpo técnico da CATI, conseguimos explorar melhor o assunto dando início a uma análise da viabilidade de implantar no município a tecnologia de inseminação artificial na pecuária leiteira", contou.
Segundo ele, os próximos passos para as melhorias acontecerem é estabelecer parcerias com empresas privadas do setor para um estudo do melhor manejo da tecnologia. "Assim que identificarmos produtores interessados na prática, iniciaremos os estudos. Vale destacar que a prefeitura já possui um banco de sêmen de animais para pecuária leiteira, vamos agora analisar os próximos passos e trazer essa tecnologia para os produtores tupãenses", afirma.
O Diretor Regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-Tupã), Júlio Simões, completou ainda esclarecendo que "A CATI trabalha sempre para um melhor atendimento do Produtor Rural e é sempre necessário utilizar a parceria para levantar pontos e ações para trazer melhorias ao trabalho dos produtores", concluiu.
Assessoria
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.