Com as altas temperaturas, o desgaste dos pneus é maior, o que leva muitos motoristas a abandonarem esses materiais, já sem utilidade, em locais inapropriados. O problema é que, em cada período de chuva, esses pneus se tornam criadouros do mosquito "Aedes aegypti", transmissor da dengue, chicungunya, zika vírus e febre amarela.
Para evitar o surgimento dessas doenças, a população pode descartar corretamente os pneus já sem uso nos pontos de coleta do projeto "Ecoponto".
Somente no ano passado, o projeto coletou cerca de 60 mil pneus inservíveis - uma média de 5 mil pneus por mês.
O projeto mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conta com espaço próprio para o recebimento e armazenamento de pneus velhos.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz, as prefeituras de Tupã e de Arco-Íris possuem contrato firmado com a empresa Policarpo Reciclagem, de Bragança Paulista (SP), que é responsável pelo descarte final do material. "Nós recolhemos os pneus e a empresa dá destinação correta para esse material, que se fosse descartado inadequadamente poderia poluir o meio ambiente ou acumular água parada, contribuindo para a disseminação de várias doenças", disse o secretário.
Josias Rodrigues, que é responsável pela manutenção do "Ecoponto", explicou que existe uma equipe que recolhe durante a semana os pneus em todas as oficinas da cidade. "Após o recolhimento, é feito o armazenamento adequado desses pneus. Já os pneus dos outros municípios são trazidos até Tupã e entregues no local adequado".
Vale lembrar que a Prefeitura de Tupã coleta pneus nas cidades de Arco-Íris e Iacri.
Os moradores que precisam descartar pneus velhos devem entregá-los na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que fica na Rua Francisco Budaibes, 101, Vila Tupã Mirim I. O telefone para contato é o (14) 3496-3346.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.