Cerca de dez anos atrás, caminhar por passeios públicos na cidade era um verdadeiro martírio. A falta de calçamentos e até mesmo a obstrução ocorriam de forma exagerada, não somente nos bairros como também na região central.
Foi no governo do prefeito Waldemir Lopes que esse problema começou a ser combatido. Proprietários de terrenos vagos, de imóveis residenciais, comer-ciais e outros foram notificados e fizeram o calçamento dos passeios. A situação melhorou muito.
Acontece que depois daquela ação, que começou em 2009, o assunto caiu no esquecimento. O que se vê hoje é um agravamento da situação, sem nenhuma ação por parte da prefeitura, que praticamente não conta com fiscalização nesse sentido.
Além disso, o cumprimento da lei municipal que proíbe a obstrução de passeios públicos, no caso de alguns comerciantes, continua sendo motivo de reclamação. É que alguns se sentem no direito de expor suas mercadorias nas calçadas, ou então de ocupar esses espaços com mesas e cadeiras, como se fossem uma extensão de seus estabelecimentos.
Todas essas irregularidades precisam ser sanadas. E os passeios deverão ficar livres para o trânsito de pedestres. Cabe à prefeitura fiscalizar e autuar quem não cumpre a lei.
A fiscalização dos passeios públicos tem a finalidade não apenas de melhorar o aspecto visual da estância turística de Tupã, mas também garantir a segurança dos pedestres.
Por esse motivo, a prefeitura deve exigir a manutenção dos passeios, seja através da desobstrução das calçadas ou da execução dos passeios, nas áreas onde essa melhoria ainda não existe.
O problema é que em alguns lugares é praticamente impossível transitar pelos passeios. Na Avenida Getúlio Vargas, por exemplo, via bastante movimentada, tem diversos trechos em que o pedestre precisa caminhar pela rua. O mesmo acontece na Rua Osvaldo e diversas outras vias.
Vale lembrar que a lei prevê multas para quem não deixa o passeio na testada de seu imóvel em condições ideais para o trânsito de pedestres.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.