Alguns prédios da cidade ficaram com tons mais coloridos, depois que empresários passaram a inovar na pintura de seus estabelecimentos comerciais, com o grafite.
Esse novo estilo virou tendência em alguns bares, barbearias, lan-houses e outros pontos de encontro, chamando a atenção inclusive de visitantes.
Quem frequenta esses locais, não deixa de pagar a conta sem antes tirar uma foto de recordação do "novo" estabelecimento. Muitos chegam a interagir com a pintura sentando na cadeira pintada, encostando no balcão, ou até mesmo abraçando o personagem grafitado na parede.
O artista plástico Itamar Aparecido de Freitas, de 45 anos, disse que esse estilo de pintura virou tendência em muitos estabelecimentos de Tupã. "Os empresários estão pedindo esse tipo de pintura. Os mais solicitados são os desenhos dos ‘Simpsons’ e dos ‘Flintstones". O comércio fica mais chamativo", afirmou.
O artista plástico explicou que já flagrou pessoas tirando fotos e interagindo com os personagens grafitados. "As pessoas interagem com o desenho, sentam na cadeira e encostam no balcão. A cidade precisa desse tipo de trabalho artístico", salientou.
Segundo Freitas, o valor dessa pintura não tem muita diferença em relação à pintura tradicional. "O que muda é o tipo de serviço e o tamanho do espaço que será pintado", ressaltou.
Aos poucos, a arte começa a ser valorizada na "Terra de Vanuíre", chegando a outros tipos de espaços, como áreas de lazer, piscinas, playgrounds, capacetes e roupas.
Mais alegre
Quem frequenta o Bar do Bida, na Rua Caingangs, percebeu que agora o estabelecimento está mais parecido com o "Bar do Moe’s" da série "Os Simpsons". O grafite retrata um dia de Homer com seus amigos no famoso bar de Springfield.
O grafiteiro Thiago Ribeiro, de 32 anos, disse que esse trabalho inspirou artistas da cidade de Marília, que fizeram o mesmo grafite em um estabelecimento daquela cidade. "O desenho deixa o ambiente mais feliz, muda a cara da cidade e atrai mais público", afirmou.
Para Ribeiro, essa arte deveria ser expandida em outros locais da cidade, a exemplo do que ocorre no "Beco do Batman", tradicional ponto de encontro em São Paulo. "Lá, as ruas são inteiras grafitadas e atrai muita gente. Há pessoas que vão lá somente para ver os grafites. Imagino Tupã com uma rua inteiramente grafitada. Ia ser muito diferente", salientou.
Na tarde de ontem, Ribeiro realizava um novo grafite em uma lan-house localizada na Praça da Bandeira, com o tema do jogo GTA.
Público
O estudante Matheus Kluck, de 19 anos, que frequenta a lan-house, destacou a mudança de ambiente com o grafite realizado nas paredes do estabelecimento. "Ficou demais. Ele conseguiu colocar o jogo na parede. Dá uma inspiração a mais para jogar", disse.
Segundo Kluck, o grafite no estabelecimento deixa os clientes mais à vontade e muda a aparência da cidade. "Eu mesmo tirei uma foto no bar com o desenho dos Simpsons. Estava dando a mão para cumprimentar uma moça e pareceu que eu estava mesmo dentro do bar", ressaltou.
Redação Diário de Tupã