A Prefeitura de Tupã agiliza a impressão dos carnês para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2018. A primeira parcela terá vencimento para o mês de março, no dia 10. A entrega acontece no mês que vem.
Um dos assuntos discutidos pela população, e analisado pelo setor jurídico da prefeitura, é a cobrança da taxa de combate a incêndios que, segundo já ficou definido pelo STF, é inconstitucional.
O secretário Municipal de Administração, Cláudio Zopolato, disse que a taxa será mantida. "A prefeitura irá explicar a cobrança dessa taxa na semana que vem", afirmou o secretário na última sexta-feira. Não foram fornecidos maiores detalhes da reunião.
Vale lembrar que no mês de maio do ano passado o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu a cobrança da taxa de incêndio, por parte dos municípios.
Segundo o vereador Charles dos Passos (PSB), a inconstitucionalidade dessa cobrança existe desde a sua criação e dá ao contribuinte o direito de pedir o ressarcimento dessa taxa, que foi paga nos últimos cinco anos.
O vereador explicou que, por meio de uma repetição de indébito, o municípe pode contratar os serviços de um advogado e reaver o valor pago com juros e correção monetária. A prefeitura descarta essa hipótese.
Cancelamento
O município de Catanduva cancelou a impressão dos carnês do IPTU, que estava em andamento, para que possa cumprir a lei. É que isso estava sendo feito com a inclusão da taxa de incêndio. Diante da determinação judicial, para evitar problemas maiores depois, será feito o recálculo, com a eliminação da referida taxa.
A maior parte dos municípios resolveu acatar a decisão da Justiça, retirando a cobrança da taxa de incêndio.
Com a eliminação da cobrança, as prefeituras estão retirando recursos próprios para a manutenção dos serviços prestados pelos bombeiros, considerados essenciais. Uma possibilidade que pode ser analisada, do ponto de vista legal, seria o rateamento, estabelecido em lei, pelos municípios beneficiados pelos serviços dos bombeiros, de forma proporcional ao número de moradores.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.