As sessões ordinárias da Câmara Municipal serão iniciadas no dia 5 de fevereiro, mas os vereadores já se mobilizam para definir apoio aos futuros candidatos a deputado estadual e federal de cada partido.
Dos 15 vereadores da Câmara Municipal, o único que até o momento confirmou sua pré-candidatura ao parlamento estadual é o vereador Tiago Matias (PRP). "Meu partido já ofereceu a legenda e vou me candidatar para deputado estadual", afirmou.
Matias disse que recebeu convite do Progressistas (antigo PP), para ser candidato estadual, mas estuda essa possibilidade.
O vereador destacou que irá apoiar a candidatura dos deputados federais Fausto Pinato (Progressistas) e Guilherme Mussi (Progressistas). "O partido irá adotar um critério de apoio para esses candidatos em cada cidade", ressaltou.
PPS
O vereador Paulo Henrique Andrade (PPS) disse que recebeu propostas de alguns partidos, como o PTB e Podemos, por exemplo, para se candidatar a deputado estadual ou federal.
Andrade ressaltou que outros partidos ainda sondam o seu nome, mas destacou que a decisão ainda precisa ser melhor estudada. "As eleições deste ano vão acontecer com coligações e coeficiente eleitoral. É preciso escolher bem a legenda, para depois decidir a candidatura para deputado federal ou estadual", disse.
Em relação à pré-candidatura de vereadores de Tupã, Andrade destacou que haverá maior possibilidade de escolha para definir o seu voto.
PV
O vereador capitão Neves destacou que recebeu propostas de um partido para se candidatar a deputado estadual, mas recusou o convite. "Decidi apoiar a candidatura do Édson Dias Júnior (pré-candidato a deputado estadual) e para deputado federal o nome de Evandro Gussi, que já trouxe recursos para Tupã", salientou.
PSD
O vereador Eduardo Edamitsu (PSD) ressaltou que até o momento não foi convidado para se candidatar, mas explicou que já definiu o seu apoio para deputado federal. "Vou apoiar o Walter Ihoshi. Para deputado estadual não tenho um nome ainda", enfatizou.
Especula-se nos bastidores do partido a possibilidade do vice-prefeito Caio Aoqui se candidatar a deputado estadual para "dobrar" com Ihoshi. Aoqui não confirma essa possibilidade no momento.
PSB
O nome do vereador Antônio Brito (PSB) ainda não foi cogitado para uma eventual candidatura a deputado federal ou estadual. Brito salientou que o partido irá definir os nomes dos deputados que receberão o apoio de Tupã.
Progressistas
O vereador Antônio Alves de Sousa, o "Ribeirão", disse que foi convidado a se candidatar por vários partidos, mas acredita que será mais útil atuar na condução de campanhas, na região de Tupã. "A campanha para deputado é cara e muito difícil. Já saí para deputado em outras eleições e não adianta ficar dando ‘murro em ponta de faca’. É melhor fazer um bom trabalho e ajudar os nossos parceiros", ressaltou.
O parlamentar destacou que o partido já definiu os nomes dos deputados que serão apoiados na região. "Para estadual, vamos apoiar o pré-candidato Luiz Henrique. O deputado federal Guilherme Mussi terá apoio de Tupã e o Fausto Pinato da região da Alta Paulista", explicou.
A medida é uma estratégia do partido para ampliar a votação do deputado federal Fausto Pinato, que foi eleito com 22.097 votos, em 2014. A votação de Guilherme Mussi foi mais expressiva. O deputado federal foi eleito em 2014 com 156.297 votos.
"Ribeirão" explicou que o partido analisará a eventual chegada de Tiago Matias à legenda. "Temos que analisar essa questão da infidelidade partidária. O Matias poderá apoiar os nossos deputados que estão colaborando com o mandato dele, por meio de emendas. Se isso acontecer, será mais um que irá ajudar a nossa região", disse.
Vale lembrar que o partido de Tiago Matias, o PRP, não possui deputados estaduais ou federais.
A reportagem do DIÁRIO tentou contato com vereadores representantes de outros partidos na Câmara Municipal, como Amauri Mortágua (PR), "Ninha" Fresneda (PMDB), pastor Eliézer (PSDB) e Valter Moreno Panhossi (DEM), mas não recebeu retorno das ligações.
Segundo informações extraoficiais, o ex-vereador Luís Alves de Souza poderá se candidatar a deputado estadual pelo PCdoB, nas eleições deste ano. O mesmo pode acontecer com Fernando Oliver Amato, sem partido definido.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.