Judoca tupãense continua preparação para disputa na Alemanha
31/01/2018 Alana Maldonado está no aguardo de convocação da seleção brasileira neste início de semana.
Depois de obter resultados expressivos na temporada de 2017, a consagrada atleta tupãense Alana Martins Maldonado, de 22 anos, categoria médio (até 70 kg), 1m75 de altura, que integra a AMEI-Associação Mariliense de Esportes Inclusivo, após se recuperar de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, está no aguardo de convocação da seleção brasileira neste início de semana.
A judoca, que curtiu férias em Tupã e no dia 27 de dezembro seguiu para Santa Catarina em visita aos avós nos festejos de final de ano, retornou aos treinos no dia 5 de janeiro em São Paulo, no Centro de Referência de Judô Paralímpico da Mooca, onde reside.
No período de 7 a 13 de fevereiro, Alana Maldonado disputará o Open na Alemanha. Posteriormente, de 16 a 18 de março, participará do Grand Prix Internacional em São Paulo no Centro Paralímpico. Em maio, terá pela frente o Pan-Americano no Canadá. No mês de novembro disputará o Mundial de Judô em Portugal.
Em julho, ela integrará a delegação da seleção brasileira formada por 13 atletas masculino e feminino, que realizará treinamentos no Japão.
A categorizada atleta, com três vitórias por ‘ippon’ (espécie de nocaute), conquistou a medalha de ouro (campeã) na Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, realizada no dia 10 de outubro no Uzbequistão.
Alana tem como principais títulos: medalhas de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, bronze nos Jogos Mundiais da IBSA na Coréia do Sul, em 2015, prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, bronze por equipes nos Jogos Mundiais da IBSA na Coréia do Sul, em 2015, e ouro no Grand Prix da Grã Bretanha, em 2016, classe visual B2.
Sempre que vem a Tupã, Alana participa de treinamentos com judocas da Academia da Acert, onde iniciou as atividades no esporte. A atleta faz questão de externar agradecimentos a João, Eduardo e Sérgio, da Segment, que há três anos mantém parceria.