A Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert) está com matrículas abertas para os interessados em aprender soroban, a arte japonesa de realizar cálculos com a utilização de um ábaco. As aulas, desenvolvidas em parceria com a Academia Número Amigo, são ministradas na sede Acert, na rua Joaquim Abarca, 916, no centro da cidade, em dois períodos.
"É uma atividade extremamente desafiadora, que estimula a capacidade de concentração e a rapidez de raciocínio de seus praticantes", explica a professora Samira Tanaka.
Graduada no 6º Dan de soroban e 8º Dan de cálculo mental, ela é bicampeã brasileira de soroban (2009 e 2016) e tricampeã nacional de cálculo mental (2007, 2008 e 2009), tendo ainda experiência em competições de nível mundial, como é o caso do Campeonato Intercontinental, realizado em Taiwan, em 2008.
Samira leciona desde 2014 e foi formada pela professora Yoneko Mizuma, uma das mais renomadas professoras de soroban do Brasil, com expertise reconhecida até mesmo no Japão. "Não existe limite de idade para os alunos. O soroban traz benefícios para adultos e crianças, por isso resolvemos montar turmas em dois períodos. Desta maneira, os interessados conseguem adequar os horários às suas atividades cotidianas", explicou o presidente da Acert, Newton Takahara.
Agilidade mental
A prática do soroban permite um desenvolvimento na capacidade de raciocínio lógico de adultos e crianças. Desenvolvido na China, o instrumento foi introduzido no Japão por volta do século XVII e chegou ao Brasil na bagagem dos primeiros imigrantes japoneses.
"Apesar de ser um instrumento de cálculo, que permite a realização de qualquer operação matemática, a prática do soroban estimula o cérebro, potencializando a capacidade de memória e de concentração", explica Samira Tanaka.
"Atualmente, estamos expostos a uma série de estímulos externos, que é potencializada pela utilização da internet. Estes fatores desviam nossa atenção e, com isso, podemos perder o foco até mesmo durante a realização de atividades cotidianas. A prática do soroban e cálculo mental funciona como uma espécie de ginástica para o cérebro, permitindo uma expansão da capacidade cerebral, com melhoras significativas na rapidez de raciocínio", concluiu a professora.
Os interessados em conhecer melhor a atividade, podem participar de uma aula experimental gratuita. Para isso, basta comparecer à sede da Acert, nos horários de aula, às segundas e quartas-feiras, a partir de 10 horas e às terças e quintas-feiras, às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 991636990, com Bete ou (14) 99163-6990, com Samira.
Assessoria