Durante a sessão do dia 14 deste mês, a Câmara Municipal de Tupã aprovou o projeto de lei nº 51/2018, de autoria do vereador Paulo Henrique Andrade, que institui a criação do Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais. A ideia é estimular o funcionamento dos conselhos e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos.
Segundo o vereador Paulo Henrique Andrade, o Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais deverá ser alocado no sítio eletrônico oficial da Prefeitura de Tupã, com a implantação de um link de acesso rápido na página eletrônica inicial daquele site. "O Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais deverá conter páginas individuais e independentes para cada um dos conselhos municipais ativos e legalmente instituídos no Município de Tupã", informou.
O projeto de lei aprovado estabelece que as páginas individuais de cada um dos Conselhos Municipais deverão conter informações em relação à diretoria, nome dos conselheiros e respectivos suplentes, meios de contato, áreas de atuação, ações desenvolvidas, calendário com as datas das reuniões ordinárias, disponibilização das atas das reuniões, bem como informações e prestação de contas dos fundos de cada conselho, se existentes.
O vereador Paulo Henrique explicou que a todo cidadão ou interessado será assegurado o livre acesso ao Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais de Tupã. "A manifestação por meio do Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais será estimulada e permitida mediante simples cadastro, contendo nome completo, telefone, e-mail e endereço do interessado", disse.
Para melhorar a gestão das informações, deverão ser fornecidas aos respectivos presidentes dos Conselhos Municipais chaves eletrônicas de acesso individuais, para que administrem, atualizem e gerenciem as informações da página do Conselho a que representam, bem como possam responder às manifestações deixadas pelos visitantes na referida página, junto ao Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais de Tupã.
De acordo com o vereador Paulo Henrique, os Conselhos Municipais são de extrema importância para o município, sendo que seu papel é fundamental para administração. "O objetivo dos Conselhos Municipais é a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. A criação e atuação desses conselhos representam um aspecto positivo ao criar oportunidades para a participação da sociedade na gestão das Políticas Públicas", disse.
Com a criação do Portal Eletrônico dos Conselhos Municipais, o vereador Paulo Henrique espera estimular e cobrar do Poder Executivo o funcionamento de todos os conselhos. "Os conselhos possuem uma ação importante na estrutura social, econômica e cultural do município. Por exemplo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico tem papel importante no fomento da economia de Tupã e ainda nesta gestão não foi implantado. Com o portal, teremos conhecimento de quais conselhos já estão atuando e quais precisam ser constituídos. Grande parte da população não sabe sobre a existência dos conselhos, quem são os conselheiros, para que servem e muito menos de como fazer parte do conselho", explicou.
Assessoria Câmara Municipal
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.