Distrito de Parnaso comemora 83 anos neste domingo
25/02/2018 O principal objetivo da cerimônia, além de comemorar a data, é fomentar a cultura no distrito.
A Associação de Moradores – CUC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste domingo (24) um evento de comemoração aos 83 anos do distrito de Parnaso. De acordo com o Chefe Municipal de Cultura, Eduardo Moreti, o evento acontece a partir das 17 horas na praça central de Parnaso e contará com homenagens e praça de alimentação.
"Será uma grande festa e a Secretaria Municipal de Cultura apoia o evento. Será uma tarde de lembranças e ensinamentos com fotos e arquivos. Teremos também pipoca, suco e um bolo para celebramos este momento tão especial", disse.
Já o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, explicou que o principal objetivo da cerimônia, além de comemorar a data, é fomentar a cultura no distrito. "Nomeado distrito em 1953, Parnaso teve um desenvolvimento significante, com histórias muito importantes para a cultura de nosso município. É uma alegria para nós promover esta festa. Será uma tarde de lazer, cultura e turismo", pontuou.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook "Secretaria Municipal de Cultura de Tupã" e Instagram @secretariadeculturatupa.
História de Parnaso
De acordo com o livro "Depoimentos de Uma Cidade", escrito por autores tupãenses, vindo de Marília, Tertuliano Soares Albergaria, adquiriu terras de Lélio Piza e fundou um patrimônio, o que chamou de Parnaso, em homenagem ao monte do mesmo nome existente na antiga Grécia.
Foi instalado um Cartório, pertencente a António Albergaria Pereira, e depois a Veriato Soares Albergaria. Mais tarde, foi transferido para Juliânia, Comarca de Penápolis. A economia estava baseada na agricultura. Em 1937, já possuía uma máquina de beneficiar arroz e, mais tarde, uma de beneficiar café, facilitando a comercialização para Pompeia e Garça ou para ser vendido, algumas vezes, diretamente em Santos.
Pela Lei 2.456, de 30 de dezembro de 1953, foi transformado em Distrito. A partir dessa data, os moradores começaram a fazer as suas reivindicações, como telefonia, energia elétrica, que era fornecida por um motor que chegou em 1965, juntamente com a água encanada. A estação de tratamento de esgotos só foi construída em 1997.
O Tupã Country Club e a chegada do asfalto, ligando Parnaso a Tupã, foram conquistas alcançadas pelo distrito. Além disso, também é motivo de orgulho para os moradores ter como membro da comunidade o ex-jogador de futebol "Tupãzinho", Pedro Francisco Garcia, que, durante muito tempo, defendeu com garra o time Corinthians Paulista.
Em razão do cansaço do solo, assim como das dificuldades de se manter o custeio da cultura, o café deu lugar às pastagens, à seringueira e à horticultura de estufa. Em 2008, foi feita a pavimentação asfáltica urbana do Distrito. No local, anualmente é promovida a Romaria Tropeira de Parnaso, uma realização do Gerdião, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Mensalmente, a Secretaria Municipal de Cultura mantém o projeto "Paraíso do Artesanato", fomentando o trabalho artesanal.