O município de Tupã contava, até o mês de janeiro, com 47.237 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) registradas, segundo o Detran.SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo). O número representa 0,7 CNH por habitante em Tupã, já que o município conta com cerca de 65 mil habitantes.
A assessoria de comunicação do órgão estadual destacou que no ano de 2016 foram suspensas 645 CNHs em Tupã. Entre os meses de janeiro a setembro de 2017, foram 500 suspensões no município. "Não temos o ano de 2017 fechado no momento", afirmou.
O comparativo realizado com a média de suspensões em cada período é maior em 2017. No ano de 2016, a média foi de 53,75 suspensões de CNHs por mês. Nos nove meses de 2017, a média foi de 55,55 suspensões mensais de CNHs, um aumento de 1,8% em relação ao comparativo dos dois períodos.
Suspensões
O Detran.SP destacou que as infrações mais comuns são as relacionadas ao comportamento, como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, uso do celular ao volante, estacionamento irregular, entre outras que são fiscalizadas pelo órgão de trânsito da prefeitura.
Motivos
A CNH é suspensa por dois motivos: ao somar ou ultrapassar 20 pontos dentro de 12 meses; e ao cometer uma única infração gravíssima que, por si só, gera a suspensão. Entre elas estão o fato de beber e dirigir, pilotar moto sem capacete, praticar racha, exceder o limite de velocidade permitido na via em mais de 50% e fazer ultrapassagem perigosa.
Idade
A legislação federal de trânsito não estabelece limite máximo de idade para que uma pessoa possa dirigir. No entanto, a renovação da CNH deve ser feita a cada três anos para pessoas com 65 anos de idade ou mais ou em período menor, de acordo com a avaliação médica. Condutores com idade inferior a 65 anos devem renovar a habilitação a cada cinco anos (exceções podem ser estabelecidas pelo médico).
O exame médico do processo de renovação da CNH é o mesmo para todo motorista, independentemente da idade, conforme determina a legislação federal de trânsito. O prazo da habilitação condiz com a validade do exame médico. Por isso, para renovar a CNH é preciso realizar um novo exame médico. O profissional de saúde credenciado é quem avalia se o cidadão tem condições de continuar dirigindo e por qual período.
O primeiro passo é agendar, no portal www. detran.sp.gov.br, a coleta biométrica (assinatura, foto e impressões digitais) em uma unidade do Detran.SP. Em seguida, basta se dirigir a uma clínica médica credenciada pelo Detran.SP. A lista completa dos profissionais e o passo a passo para renovar o documento estão disponíveis no portal do Detran.SP, na área de "CNH-Habilitação" >"Renovação da CNH". Em Tupã, a renovação pode ser feita na unidade do Poupatempo, com duração média de meia hora.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.