A partir do próximo dia 19, segunda-feira, os alunos da rede municipal de ensino vão aderir ao sistema de ensino do Serviço Social da Indústria - Sesi-SP. A proposta faz parte da renovação pedagógica no sistema de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
O método Sesi vem com o material didático completo. Segundo as informações da prefeitura, a metodologia do sistema possui as ferramentas pedagógicas necessárias ao estímulo da reflexão, pesquisa e produção de conhecimento, e oferece ao professor condições de planejar suas aulas com autonomia e de acordo com o ritmo de aprendizagem de seus alunos.
Vale ressaltar que a qualidade do ensino oferecido pelo sistema é reconhecida e comprovada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superiores à média nacional e à média do Estado de São Paulo. "Todo o material já foi recebido pelas escolas e os professores já participaram da capacitação realizada pelos técnicos do Sesi. Da mesma forma, todos os diretores, vices-diretores, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação receberam capacitação específica sobre o material e estes profissionais estão realizando capacitações semanais com os professores nas escolas nos momentos de HTPC. Os materiais já foram enviados para as escolas municipais e a partir do dia 19 de março toda a rede municipal iniciará a utilização do método.
Todos os professores da rede municipal, inclusive os professores das creches municipais, estão recebendo as formações e os materiais, e todos os alunos da pré-escola e ensino fundamental receberão o material, que é de alta qualidade.
A Secretaria Municipal de Educação teve o cuidado de, antes de iniciar a implantação do sistema Sesi, realizar as capacitações de todos os professores, diretores e coordenadores, e assim implantar com todo o corpo docente preparado para esse grande passo do ensino municipal.
Sobre o material
Ainda segundo o secretário, o novo material possui muitos diferenciais. "O diferencial do material do Sesi é a implantação da proposta pedagógica (educação infantil e ensino fundamental) para escolas e professores das creches, formação docente com foco na proposta pedagógica, formação continuada para coordenadores pedagógicos, fortalecendo seu papel enquanto gestor de currículo e responsável pela formação continuada da equipe docente, e formação continuada para diretores de escola com foco na gestão escolar. Além disso, possibilitará o monitoramento para discussão das necessidades específicas da gestão escolar, avaliação e regulagem do processo de implantação por meio de reuniões periódicas com a Secretaria Municipal de Educação, material ampliado e em braille para estudantes com deficiência visual, além de especialista em educação designado para o município com a disponibilização de endereço eletrônico para dúvidas de docentes e gestores e certificação de participação nas formações”.
Ainda de acordo com o secretário, a coleção da educação infantil (4 a 5 anos) do material do Sesi, contém orientações didáticas do movimento do aprender para o professor (também para 0 a 3 anos) e material do aluno. A coleção do 1º ao 5º ano contém livro de textos, linguagem e códigos (língua portuguesa, arte e educação física), ciências da natureza e matemática e ciências humanas (história e geografia).
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.