O sinal analógico de TV será desligado em Tupã no dia 28 de novembro deste ano, segundo determinação do governo federal. Com a medida, empresas que comercializam aparelhos de LED e conversores digitais registram aumento na venda desses produtos.
Waldenir Soares, gerente de vendas de uma empresa do setor, localizada na Avenida Tamoios, 561, disse que nos dois últimos anos as vendas de conversores digitais aumentaram em 80%. "No ano passado, tivemos um aumento de 50%. Neste ano, o aumento na venda desse produto já é de 30%”, afirmou.
Soares destacou que, até o momento, as vendas de aparelhos de TV de LED aumentaram em 50%, na comparação com igual período do ano passado. "A venda de conversores ainda é maior porque o pessoal não quer se desfazer da sua televisão, que apesar de antiga tem uma imagem boa. Muitos chegam a ficar com dó de trocar o aparelho de TV. Por isso, eles preferem comprar o conversor digital”, explicou.
Instalação
A partir do dia 29 de novembro deste ano, os telespectadores que não adquirirem televisores com receptadores de sinal digital, deverão instalar um conversor na antena da TV analógica, com os cabos HDMI e RCA, que possuem três entradas. Elas são indicadas pelas cores vermelha, amarela e branca. Após fazer esse procedimento, é só fazer a busca automática dos canais digitais.
O receptor transmitirá a programação digital com melhorias na definição. Porém, a TV analógica não poderá transmitir as programações em tecnologia HD. Isso só irá acontecer com as TVs de LED.
Em Tupã, os preços dos conversores digitais podem variar de R$ 139,00 a R$ 159,00.
TV
Vale lembrar que, para receber o sinal digital, o televisor deve possuir um conversor embutido ou é necessário a instalação de um conversor. Caso haja dúvida se a sua TV está apta a receber o sinal digital ou não, pode-se consultar o menu ou o manual do aparelho para obter essa informação. O selo DTV também é um indício de que o televisor está preparado para receber o sinal digital.
Antena
Caso a TV não tenha um conversor embutido, além de um conversor externo, também é necessária a instalação de uma antena. Esta é dividida em três categorias: externas, coletivas ou internas. As primeiras são mais indicadas para os telhados das casas, enquanto que as segundas são para prédios e condomínios. Já as internas ficam dentro do domicílio e devem ficar próximas às janelas. Em caso de dúvida, o ideal é consultar um vendedor ou especialista em antenas.
Kits gratuitos
Famílias de baixa renda e participantes de programas sociais como o Bolsa Família, têm direito ao kit gratuito distribuído pelo governo. O kit contém uma antena UHF e um conversor com controle remoto. Para saber se pode retirar o benefício e onde, acesse o site Seja Digital e informe o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF. No portal também é possível agendar o horário de retirada do kit.
Emissoras
Até o momento, as emissoras que transmitem suas programações em tecnologia digital e HD em Tupã são: Rede Vida, no canal 41.1; Rede Globo, no canal 26.1; TV Record, no canal 5.1; e SBT, no canal 2.1.
As emissoras que transmitem suas programações apenas em tecnologia digital em Tupã são: TV Câmara Federal, no canal 61.1; TV Alesp, no canal 61.2; e TV Câmara de Tupã, canal 61.3.
Redação Diário de Tupã