O vereador Tiago Matias defendeu na sessão da última segunda-feira a criação de um parque para cães, o chamado "ParCão”. É pelo menos a terceira proposta apresentada por parlamentares, neste ano, destinada a cuidados com animais.
O vereador Eduardo Akira Edamitsu (PSD) é autor da indicação que solicita a criação de um "cachorródromo” em uma praça pública. Já o vereador "Ninha” Fresneda (MDB) reivindica a implantação de um cemitério de animais.
Tiago Matias solicita que o Poder Executivo municipal viabilize estudos para selecionar um espaço público ideal, com o objetivo de instalar o projeto "ParCão” (Parque para Cães), que seria viabilizado por meio de uma parceria público-privada.
De acordo com o vereador, essa parceria poderia ser firmada entre o município e pet shops, casa de rações, veterinários, Ongs e afins. "Essa seria uma obra inovadora na região, que atrairia a atenção das empresas e profissionais da área pet, bem como os proprietários de animais de Tupã e região, que não têm um local público adequado para a convivência e lazer animal”, disse. "Nossa intenção é criar um espaço seguro e adequado para a prática de recreação e lazer dos cães”, acrescentou.
O parlamentar ressaltou que o "ParCão” contaria com a instalação de um cercado onde as pessoas poderiam levar seus cães. Nesta área, os animais poderiam brincar livremente, interagindo com outros cães.
A proposta sugere que o projeto receba a instalação de bancos, lixeiras, bebedouros compatíveis com os pets e obstáculos para recreação animal, bem como placas informativas de educação e preservação tanto animal quanto ambiental, alertas, orientações e informativos de responsabilidade de uso do local. "O espaço também poderia ser utilizado pelos grupos de ajuda de animais abandonados, como ponto oficial para receber doações de rações”, afirmou.
A exploração publicitária do "ParCão” de Tupã seria realizada pelas empresas da parceria público-privada, devidamente acordadas com os setores competentes da administração pública municipal.
Parceria
A parceria público-privada (PPP) é um modelo de gestão moderno e inovador, que permite maior interação entre o poder público e as empresas privadas que queiram investir no município.
O vereador destacou que essas parcerias são acordos realizados entre a prefeitura e empresários para realizar algum serviço ou obra de interesse da cidade. A parceria ocorre por meio de um contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa, ou somente de manutenção de um local. "Esse modelo de gestão permite que a prefeitura compartilhe responsabilidades com a sociedade e empresários, desafogando o poder público para que possa investir em áreas de maior necessidade, como saúde, educação, infraestrutura urbana e assistência social, entre outros”, explicou.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.