Santa catarina

Tupã poderá ter pelo menos seis candidatos para concorrer aos cargos de deputado federal e estadual, nas eleições gerais deste ano, que acontecerão no dia 7 de outubro, no primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos em que ocorrer o segundo turno das votações. Vale lembrar que, neste ano, os eleitores votarão para eleger o presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, e deputados federais, estaduais ou distritais. O vereador Tiago Matias (PRP) disse que pretende se candidatar para deputado estadual, mas continua com pendências judiciais a serem tratadas com o seu partido, após destituição da comissão provisória da legenda, no município. "Busco liberação do meu partido para me candidatar por outra legenda”, disse. Matias destacou que está em conversação com o PSDB, MDB, PP e PRB, para uma eventual mudança de partido. "Começamos esse trabalho no ano passado, em dez cidades, em contato com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, afirmou.

Atual vereador Tiago Matias
Podemos Pelo Podemos, o nome indicado a se candidatar ao cargo de deputado estadual é o do empresário José Garcia Lopes Neto, que durante a campanha utilizará o apelido "Neto da Saúde”. Neto destacou que fará "dobradinha” com os deputados federais Sinval Malheiros e pastor Marco Feliciano, ambos de seu partido. "Temos vários projetos para a saúde. Sou evangélico e vamos trabalhar com essa bancada em parceria com o Marco Feliciano”, disse. "Nosso trabalho de articulação acontece em 150 municípios”, acrescentou.
O empresário Neto.
PC do B
O líder comunitário e ex-vereador Luís Alves de Souza (foto) disse que a liderança estadual do seu partido, o PC do B, indicou seu nome para concorrer ao cargo nas eleições deste ano. Ele destacou ainda que conta com o apoio da Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo). "A base entende que devemos sair para fortalecimento do projeto de discusões de políticas públicas. Contamos com o apoio da Facesp, que é fundamental”, afirmou. "Sou líder de formação da Facesp e temos um laço de amizade muito grande no Estado de São Paulo, que conta com mais de 40 mil líderes comunitários”, acrescentou. Segundo Luís Alves, o atual processo eleitoral está cercado de incertezas. "Não sabemos o que pode acontecer, a eleição está indefinida. Essa é a última eleição nesse formato. O sistema será alterado a partir de 2020”, afirmou. Luís Alves ressaltou que uma das principais demandas do eleitorado é a renovação política no País. "Os eleitores, porém, devem ser cuidadosos, porque a renovação não deve ser apenas de nomes, mas de comportamentos, ideias e propostas”, observou. Para concorrer ao cargo, Luís Alves destacou sua atuação no movimento comunitário e social que ocorre há mais de 30 anos. "Me sinto em condições para a disputa, incluindo meu mandato de vereador, de jornalista, de líder comunitário e de ex-esportista. Avalio a situação com muito critério”, acentuou. Deputados federais Os eleitores tupãenses devem contar com a possibilidade do município lançar outros três candidatos a deputado federal.
O marqueteiro Fernando Oliver (foto) disse que recebeu propostas para se candidatar a deputado federal pelo PTB. "Recebi propostas de vários partidos, mas decidi me filiar ao PTB. Estou em um trabalho conjunto com o professor Anderson Medeiros, ex-secretário de Cultura, a convite do deputado estadual Campos Machado. Ainda estou estudando a possibilidade, mas é provável que eu saia para deputado federal”, explicou. A reportagem entrou em contato com o deputado federal Evandro Gussi (PV) para conhecer suas pretensões políticas e a possibilidade do parlamentar buscar a reeleição para o cargo. Segundo informações extraoficiais, Gussi não irá se candidatar. Ele teria decidido se "aposentar” da via política. O partido poderá oferecer essa vaga ao atual deputado estadual Reinaldo Alguz (PV).
Evandro Gussi atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Federal.
Em vários momentos ontem, a reportagem do DIÁRIO tentou contato, mas não obteve retorno de Evandro Gussi. Outro eventual candidato a deputado federal é o vereador Paulo Henrique Andrade (PPS). O parlamentar foi convidado a se candidatar, mas ainda não definiu essa possibilidade. A reportagem tentou contato com o vereador, mas também não obteve retorno.
Paulo Henrique Andrade

Redação Diário de Tupã

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram