Projeto reuniu lideranças para promover articulação regional
28/03/2018 O projeto foi idealizado com o objetivo de fortalecer, mapear e capacitar fazedores de hip hop.
Contemplado no Edital nº 28/2017 do Proac Editais – Concurso de Apoio a Projetos de Hip Hop do Estado de São Paulo, o Projeto Hip Hop Interior foi realizado semana passada pelos produtores culturais Marisa da Silva e André Balckrap, ambos de Tupã. O projeto foi idealizado com o objetivo de fortalecer, mapear e capacitar fazedores de hip hop, contribuindo na formação, capacitação cultural e profissional, iniciando ações em rede, propondo a formulação de políticas públicas
O Hip Hop Interior foi realizado em duas etapas. A primeira etapa aconteceu na cidade de Marília, na última sexta-feira (23). O evento foi realizado no Anfiteatro do Bloco 11 da UNIMAR, a partir das 19h30, e contou com bate papos com temas diversos sobre a cultura hip hop, participação de lideranças de São Paulo e de Marília, apresentação de poesias de mulheres artistas locais. A programação foi encerrada às 22 horas, com pocketshow da rapper Preta Rara.
O projeto teve continuidade no sábado (24), em Tupã. As atividades foram realizadas das 14 às 20 horas, no Anfiteatro do Projeto Segundo Turno – Izilda de Freitas Alves na antiga Estação da FEPASA. A programação contou com discotecagem do DJ Ding, da cidade de Bauru; freestyle com rapper Cain de Tupã e logo após um grande Bate papo com os artistas e produtores de São Paulo e cidades da região. O projeto foi encerrado com pocketshows com grupos locais e a rapper Preta Rara.
Na avaliação do coordenador do projeto, André Blackrap, o Hip Hop Interior superou as expectativas e marcou o início de um importante trabalho um importante mobilizando toda a região. "Este encontro regional foi fundamental para costurarmos as ideias e avançar juntos. O projeto também marca o início do trabalho em rede, onde será necessário primeiro o mapeamento geral e diagnósticos das demandas da cultura hip hop de cada cidade. Por isso, já começamos a definir metas e ações para elaboração de um plano de trabalho”, afirmou Blackrap.
Já a produtora cultural Marysa destacou o sucesso da iniciativa, que reuniu cerca de 500 pessoas e agradeceu a todos que colaboraram direta e indiretamente com o projeto. "O Hip Hop Interiormarca o início de uma etapa do movimento regional.
"Foram dois dias de seminário, em Marília e Tupã, onde um total de 500 pessoas passaram, prestigiaram e participaram das atividades ouvindo os bate papos com vários temas importantes para a elaboração de metas e ações debatidas com lideranças do Hip Hop de São Paulo e de cidades como Birigui, Araçatuba, Bauru, Marília e Tupã, Pockets Show com grupos locais e Professora e Rapper paulistana Preta Rara. O objetivo foi alcançado e, com certeza, plantamos uma semente em busca do tema ‘Planejamento e Articulação em Rede, para Acelerar o Desenvolvimento da Cultura da Periferia na Região’. E não paramos por aqui, ainda esse mês teremos atividades de formação cultural com oficinas gratuitas e reuniões setoriais para planejamento das metas, é o Hip Hop Interior se preparando para transformar vidas!”, afirmou Marisa.
"Agradecemos todo o público e a participação de Mc Who, Márcio Santos, Pablicio Munhoz, Lakers e Pá, Preta Rara, Renato Magu, Nyambertal, Drª Sandra Mara, Encontro Respeita as Minas, Barbara Santos, os grupos Segundo Plano, Influência Urbana, Uma Noite Rap, Efexis, 450 Hip Hop Brasil, Leste Fundão, Stanley, DJ Ding, Dom Black.Agrademos também a presença da entidade Cervida, a presença dos vereadores Eduardo Edamitsu e Meireles, do secretário de Cultura, Renato Gonzalez e lideranças do hip hop em geral.Agrademos ainda o apoio das Secretarias de Cultura de Tupã e Marília, Secretaria de Juventude e Tupã, Projeto Segundo Turno, TV Universitária, TV Câmara, UNIMAR, ONG Umont, Encontro Respeita as Minas, ProacSP, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e a toda imprensa de Marília e Tupã”, concluiu.