Com o objetivo de levar a arte para a transformação de vidas e artistas, o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e grupo Fênix de Teatro desenvolvem, desde julho do ano passado, o Projeto Adolescente Consciente, atendendo a várias entidades de Tupã e seis cidades da região.
O trabalho continua sendo realizado a todo o vapor, e agora o projeto amplia o curso de violão a partir de amanhã. Em parceria com a Associação de moradores de Varpa, serão ministradas oficinas de violão no distrito. As aulas serão ministradas aos sábados, 10 horas às 11h30, na sede administrativa da associação de moradores.
Para que essa parceria pudesse ser realizada, foi firmado o termo de cooperação por meio dos presidentes Luís Carlos Sanches, representando o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e o presidente da Associação de moradores, Ricardo Ekstein.
Durante um estudo realizado com os membros e diretores da associação, a comunidade optou por aulas de violão para resgatar a música naquele distrito, que concentra um grande número de igrejas que já contam com corais."Assim, estes novos artistas poderão colaborar com os corais existentes e quem sabe uma dupla ou trio do local, já que existe no Distrito de Varpa vários músicos e cantores”, explicou Ricardo Ekstein.
Outro núcleo que recebera as aulas de violão é o Distrito de Universo. As aulas acontecerão às quartas-feiras das 17h30 às 19horas. No distrito também já são realizadas aulas de Balé com a professora de dança Fabiane Ortega e um núcleo de capoeira com o Mestre Gil.
Reforço
Mauro César, da dupla Mauro e Maycon, passa partir a fazer parte da equipe do Projeto Adolescente Consciente. Com um currículo invejável dentro da música sertaneja e que dispensa comentário, Mauro César também é considerado um grande profissional que vem somar significativamente ao projeto.
"Fico muito feliz em poder fazer parte deste projeto, e agradeço imensamente ao vereador Charles dos Passos, que me indicou para esses novos núcleos. Ele, realmente, está cumprindo com seus compromissos de campanha”, agradeceu o professor Mauro.
Projeto
O Projeto Adolescente Consciente, atente crianças e adolescentes de 1 a 17 anos e 11 meses, sendo a oportunidade do primeiro contato com as artes, para muitos dos atendidos. "A esta segunda fase tivemos a grata satisfação de fazer estas novas parcerias que recentemente incluíram a APAE de Tupã com as Aulas de Grafiti, e o resultado está sendo incrível, e, muito em breve faremos uma exposição com os trabalhos das crianças na própria sede da entidade, para que todos possam conhecer”, aponta Marcos Viana, Coordenador do Projeto.
"Previsto em plano de trabalho, os núcleos de artes e desenho que acontecem em Tupã, Arco-Íris e Herculândia realizarão exposições em homenagem ao Dia das Mães, no mês de maio. Em junho, aproveitando as festividades juninas, faremos as apresentações de dança, em Quatá, Tupã, Piacatu e Arco-Íris. Já para o mês de julho deverão acontecer as audições de Canto, Coral e Vilão dos núcleos de Tupã e Oscar Bressane. E no mês de agosto, onde se comemora o Mês do Folclore, será a vez dos núcleos de Teatro em Piacatu, Bastos e Tupã. E ainda, ao final do projeto, previsto para o mês de setembro, será realizado um grande encontro com todos os alunos atendidos nos núcleos e cidades”, explicou Luís Carlos Sanches, presidente do Instituto.
O objetivo inicial do projeto era se atender 2.100 crianças em 12 meses de atividades, e o Instituto Luiz Bertazzoni já atendeu, em oito meses, quase 5.000 crianças e adolescentes entre Tupã e os seis municípios que fazem parte do projeto Adolescente Consciente.
O projeto é esse sucesso todo devido às grandes parcerias, não só com as entidades, prefeitura e associações de bairros, mas também com o importante apoio do vereador Charles dos Passos e o deputado estadual Fernando Cury, que auxiliou a viabilização da verba do chamamento público do CONDECA, disponibilizando uma equipe técnica para a elaboração do projeto.
"Poder atender a tantas crianças e adolescentes é muito importante para o Projeto Adolescente Consciente em si, para o Instituto Luiz Bertazzoni, o CONDECA e principalmente para os atendidos pelo projeto. É a potencialização do projeto. Com os mesmos investimentos, a equipe conseguiu atender mais que o dobro de crianças e adolescentes. Isso significa que foram feitos um bom planejamento e uma boa gestão dos recursos, garantindo que o projeto pudesse ultrapassar, de largo, seus objetivos. Quero parabenizar a todos os envolvidos no projeto e agradecer ao deputado Fernando Cury pelo grande apoio”, agradeceu o vereador Charles dos Passos.
Assessoria