Cidade deverá ter novos pontos com faixas de pedestre elevadas
19/04/2018 Um das faixas elevadas seria instalada na Rua Caingangs, em frente às Faculdades Faccat, próximo ao cruzamento onde existia o semáforo.
Uma faixa elevada para travessia de pedestres foi implantada na baixada da Avenida Tamoios, alguns dias atrás. Embora no começo parecesse uma "super-lombada”.
A proposta da Secretaria Municipal de Planejamento em atender o pedido do vereador Osmídio Castilho (PSB) e de empresários da região, foi reduzir a velocidade dos veículos que trafegam no local, em alta velocidade. Até o momento, a medida surtiu efeitos positivos. Por isso, a prefeitura busca implantar novos dispositivos em outros locais da cidade, como forma de reduzir, principalmente, os acidentes no trânsito.
Outro ponto que já possui faixa elevada, com resultados positivos, é a Rua Liberdade, em frente ao Supermercado Varejão Gaspar, na região Leste da cidade.
O CMTT (Conselho Municipal de Trânsito de Tupã), em parceria com a prefeitura, estuda a implantação de novas faixas elevadas para travessia de pedestres. A proposta seria implantar dois dispositivos na Rua Marília: um nas proximidades da Rua Osvaldo, onde o semáforo já foi desativado, e outro a poucos metros dali, nas proximidades da Igreja São José Operário, na Rua Carmelo Morábito.
A terceira faixa elevada seria instalada na Rua Caingangs, em frente às Faculdades Faccat. Apesar da contrariedade de alguns empresários, o presidente do CMTT disse que a medida trará benefício ao fluxo de veículos. "A faixa elevada irá cumprir o papel de reduzir a velocidade dos veículos. Com a desativação dos semáforos, não houve registro de acidentes nesses locais”, afirmou.
A proposta é uma forma de conter os gastos da administração com energia elétrica e manutenção dos semáforos.