27/04/2018 Campanha "Faça Bonito” será realizada durante o mês de maio.
Grande público prestigiou lançamento da campanha Faça Bonito 2018
Em referência ao "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá no próximo mês a "Faça Bonito - Por Uma Juventude sem Violência”.
A ação marca a preocupação e o envolvimento da prefeitura e da comunidade tupãense na luta para garantir às crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento sexual de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração.
A campanha foi lançada na manhã de ontem (26) durante coletiva de imprensa, em que estiveram presentes o vice-prefeito, Caio Aoqui, os secretários municipais e representantes das pastas, representantes da Câmara Municipal, além de membros do serviço militar e da vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maria Aparecida Correia Machado.
De acordo com Maria Aparecida, a parceria entre o Conselho e a Secretaria Municipal de Assistência Social, reforça a luta e a proteção dos direitos da criança e do adolescente.
"Nós não poderíamos estar de fora deste projeto. Somos parceiros e junto com todos os outros órgãos, estamos lutando, sempre atentos a todos os problemas que podem acontecer com nossas crianças e jovens. Convidamos a todos para também participarem desta luta conosco”, enfatizou.
A secretária municipal de Assistência Social, Telma Tulim, conta que a campanha inclui atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de um trabalho articulado com a rede de atendimento social.
"Proteger as nossas crianças é proteger o nosso futuro. E não adianta pensar que é daqui a pouco não, é agora. Muitas crianças estão sendo vítimas neste momento de algum tipo de exploração sexual, até mesmo dentro da própria casa. Temos que proteger e conscientizar as crianças de que elas podem, sim, falar o que está acontecendo com elas”, disse.
"Entretanto, principalmente nós, adultos, precisamos perceber sinais de abuso ou exploração e buscar punir os agressores”, acrescentou a secretária.
O vice-prefeito, Caio Aoqui, enfatizou que movimentos e ações como a campanha "Faça Bonito” podem ajudar a prevenir muitas situações de abuso, além de encorajar famílias, crianças e jovens a denunciarem explorações.
"É um esforço e mobilização que valem a pena e que a prefeitura faz questão de oferecer todo apoio. É muito importante lembrar o dia 18 maio como uma data realmente especial. Agradecemos às parcerias e parabenizamos todos os envolvidos no projeto. Nosso maior intuito é proteger as nossas crianças”, acrescentou.
Já o prefeito Ricardo Raymundo, reiterou que as parcerias envolvidas são essenciais para fortalecer ainda mais a campanha Faça Bonito.
"São poucas as cidades que fazem um evento tão grande como a prefeitura de Tupã fará. Serão palestras, passeatas, ações e capacitações que irão enfatizar a importância deste tema. Quero parabenizar a organização da programação, agradecer a todos os órgãos envolvidos e convidar toda a sociedade para conosco, lutar pela proteção dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.
Mobilização para a data
O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mantém viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.
A campanha tem como símbolo uma flor, como lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a da criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
Programação em TupãServiço
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na secretaria municipal de Assistência Social, que fica na Paiaquás, 609. O telefone para contato é (14) 3496-2464.