Trabalho iniciado em Tupã busca ampliar alternativas de crédito para microempresários
27/04/2018 Indicação do vereador Alexandre Scombatti tem foco na criação de linhas de financiamento a juros baixos na estrutura da Agência de Desenvolvimento Paulista
Em indicação aprovada pela Câmara Municipal, o vereador Alexandre Scombatti deu início a um trabalho que busca a criação de uma linha de crédito especialmente voltada a microempresários paulistas.
"O objetivo é garantir que as pequenas empresas tenham acesso a financiamento com juros baixos pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), do governo do estado. Isso permitiria um crescimento mais rápido destes microempreendimentos, gerando renda e aumentando a oferta de emprego”, explicou o autor da propositura.
"As taxas de juros das linhas de crédito oferecidas atualmente pela Desenvolve SP estão entre as menores do mercado, justamente porque têm como foco permitir o crescimento das empresas. Entretanto, pelas regras atuais, pequenos empresários não conseguem contratar o financiamento. É justamente este quadro que estamos tentando mudar”, detalhou o vereador.
"Para isso, mobilizamos o tupãense Luiz Carlos Motta, que é conselheiro da Desenvolve SP e o deputado estadual Ricardo Madalena, que estão auxiliando neste projeto”, acrescentou Scombatti.
A ideia para iniciar este trabalho, que pode ter repercussão estadual, foi levada ao gabinete do vereador Alexandre Scombatti pelo empresário tupãense Willian César Lima. "O foco de todo empreendedor é ampliar seu negócio, aumentando a lucratividade, mas gerando também um número maior de empregos. No caso da Desenvolve SP, os financiamentos permitiriam este crescimento, mas não são extensivos a quem mais precisa, que é o microempreendedor”, relatou Lima.
"É importante destacar o peso que têm as microempresas na geração de postos formais de trabalho e o papel fundamental que elas desempenham no atual cenário de instabilidade econômica atravessado pelo país. Desta forma, é preciso, mais que nunca, criar uma estrutura que fortaleça este setor”, defendeu Scombatti.
Facilidade
A Agência de Desenvolvimento Paulista é uma instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que oferece opções de financiamento facilitados e tem como foco permitir o crescimento das empresas em atividade no estado. Com prazos longos e taxas de juros mais competitivas do que as comumente praticadas pelo mercado, a Desenvolve SP oferece apoio ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas paulistas, incentivando o crescimento da economia e a geração de emprego e de renda em todo território paulista.
As opções de crédito atendem todas as necessidades das empresas, financiando os projetos de investimento em ampliações e modernizações, a aquisição de máquinas e equipamentos e inovação.
"Entretanto, as condições atualmente estipuladas para garantir acesso ao financiamento da agência não são tangíveis para microempresários, que, por não preencher requisitos pré-estabelecidos, se veem impedidos de acessar as linhas de crédito. Mudar este quadro é o foco de nosso trabalho”, explicou Scombatti.
"É importante destacar que existe uma grande preocupação por parte do governador Márcio França em incentivar o crescimento econômico do estado. Com base nisso, acreditamos que a proposta vá ser bem recebida pelo governo”, concluiu Scombatti.
Luiz Carlos Motta, conselheiro da Desenvolve SP, com Alexandre Scombatti e Willian Lima: crédito facilitado para microempreendedores