18/06/2018 Campeã representará Tupã na 10ª edição do Concurso Moda Inclusiva Internacional
Realizada pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com o Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), foi realizado nesta quinta-feira o "Concurso Moda Inclusiva”.
O evento teve início às 15h, no SEMAS, com a apresentação dos novos projetos, de cada participante. O desfile dos modelos apresentados nas edições anteriores e a divulgação do participante campeão da 10ª edição foram realizados durante o Projeto Quinta com Arte, na Praça da Bandeira.
A campeã Nobuko Shiguihara apresentou um modelo infantil para crianças com deficiência. Ela revelou ainda sua inspiração e as dificuldades com a inclusão no mundo da moda.
"A minha inspiração para esse modelo veio da minha luta contra uma doença, e também como mãe, ver crianças deficientes não sendo inclusas na moda, pois hoje em dia é muito difícil achar uma roupa que sirva e seja confortável e prática para uma criança com alguma necessidade especial. Me sinto privilegiada por participar deste concurso e poder representar minha cidade na próxima etapa, além disso, gostaria de agradecer a todos que me ajudaram e colaboraram para que esse concurso fosse realizado e também parabenizar todos os candidatos que participaram e ao prefeito Ricardo e o vice Caio por apoiar a inclusão”, disse.
A campeã Nobuko Shiguihara apresentou um modelo infantil para crianças com deficiência
A secretária de Assistência Social, Telma Tulim, destacou que o Concurso Moda Inclusiva é mais uma importante ação social do governo de tupã, que tem procurado não só ajudar os segmentos mais necessitados a resgatar a dignidade, mas também conscientizar toda a sociedade sobre a parcela de responsabilidade de cada um na construção de uma cidade cada vez mais justa e humana.
"É uma grande honra fazer parte desse evento que promove a inclusão social, a gente fica até emocionada de ver que nesses pouco mais de dois meses a gente conseguiu chegar a esse grande desfile, com a participação do coral do projeto Vida Iluminada nos engrandecendo com suas vozes e sua música. Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas, a equipe da Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, enfim, todos envolvidos em um projeto comum, um objetivo coletivo, que é melhorar a vida das pessoas que tem algum tipo de mobilidade reduzida. Agradeço também ao Prefeito Ricardo Raymundo e o vice Caio Aoqui, que vem promovendo cada vez mais ações de inclusão para o nosso município e a todos os participantes deste grande evento”, comentou.
Ela ainda frisou o objetivo do evento e ainda lembrou que o Concurso Moda Inclusiva vem de encontro à ideia de que a inclusão total depende de um conjunto de ações que ajudem as pessoas com deficiência a se sentirem, de fato, integradas à sociedade.
"O grande objetivo do Concurso Moda Inclusiva é produzir looks para pessoas com deficiência com soluções para facilitar a vestimenta e independência do usuário, além de incluir aquelas pessoas que não podem sozinha resolver sua vida, mas que com essas atitudes elas podem conquistar sua autonomia. Isso é cidadania, isso é amor, é trabalho e uma grande realização”, explicou.
O prefeito em exercício, Caio Aoqui, destacou que o Concurso Moda Inclusiva é mais uma importante ação social que tem procurado não só ajudar os segmentos mais necessitados a resgatar a dignidade, mas também conscientizar toda a sociedade sobre a parcela de responsabilidade de cada um na construção de uma cidade cada vez mais justa e humana.
"Essa inclusão não deve se restringir somente a rampas, próteses entre outros. A inclusão engloba também, permitir que as pessoas com deficiência façam suas opções, como por exemplo, escolher suas próprias vestimentas, adequadas para cada ocasião”, explicou.
Caio ainda parabenizou a campeã e ressaltou o compromisso da atual gestão com as questões de inclusão social no município."Quero parabenizar a participante Nobuko Shiguihara pelo modelo apresentado, a todos que participaram do concurso e também a secretária Telma Tulim pelo lindo trabalho junto a seus parceiros. Sem dúvidas esse é só o começo de um grande projeto de inclusão e vamos abraçar cada vez mais essa causa para ter uma cidade mais justa, humana e solidária”, concluiu.
Concurso
Lançado em 2009 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Concurso Moda Inclusiva incentiva os participantes a lançarem um olhar fashion e desenvolverem soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. Os 20 melhores trabalhos inscritos são apoiados com tecido para a confecção das roupas e participam do desfile final em um grande evento. Os três melhores colocados são premiados.
A iniciativa, que propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordarem o tema. A ideia de tornar o Concurso Moda Inclusiva internacional surgiu da necessidade de convidar participantes de todo o mundo a compartilhar soluções inovadoras que podem contribuir no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de apresentar novos conceitos à moda.
O Brasil tem, hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 9 milhões. Há um grande mercado de produtos e serviços para atender as demandas específicas desse segmento.